Cotidiano

Voo 2283 símbolo de dor e luto: acidente que matou 62 pessoas completa uma semana

Ainda não há confirmação do que causou a queda do avião ATR-72


Imagem de Capa

Foto: Catve

Sexta-feira, 9 de agosto. Às 11h58 o voo 2283 da VoePass decolou de Cascavel com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O ATR-72 deveria pousar às 13h40.

A bordo estavam 62 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Faltava pouco para chegar ao destino, mas em apenas um minuto tudo mudou. O que era para ser apenas mais uma viagem de avião, terminou em tragédia.

Quando soubemos que um avião, que aqui saiu de Cascavel, caiu no interior de SP e começamos a apurar as informações, nem imaginávamos o que estava por vir. Até que veio a notícia que ninguém queria ouvir: não havia sobreviventes.

E, então, começou a angústia. Quem estava naquele avião? Será que conhecíamos alguém?

Familiares correram para o Aeroporto de Cascavel em busca de informações da companhia aérea, qualquer notícia que fosse. A confirmação dos nomes.

A lista de passageiros chegou horas depois, por volta das 18h. Dos 58, 25 eram moradores de Cascavel, outros da região e também de outras cidades do Brasil, que por algum motivo estavam na cidade. Entre tantas histórias, estavam filhos que iriam passar o Dia dos Pais em outras cidades, o avô que iria conhecer o neto, um concurso para crescer na carreira, a comemoração do aniversário em outro país, o recomeço na terra natal, a inesquecível primeira viagem de avião. Sonhos que foram drasticamente interrompidos.

Essa semana não foi nada fácil para ninguém. Acompanhamos a dolorosa espera das famílias na identificação e liberação dos corpos no IML (Instituto Médico Legal) Central de São Paulo, a chegada das urnas funerárias em Cascavel, e as despedidas nos velórios e sepultamentos. Respeitosamente fizemos o nosso trabalho, mas também sentimos a dor dos pais que enterraram filhos tão jovens, dos filhos que tiveram que dar o último adeus. Pessoas que deixarão muita saudade.

Uma semana depois da tragédia do voo 2283, ainda não conseguimos assimilar muito bem. Não é possível entender o que aconteceu com o avião da VoePass. Será que foi o gelo? Será que foi pane? Nenhuma resposta para essas perguntas um dia será capaz de traduzir a dor que sentimos por tantas vidas que partiram.

O voo 2283 será sempre lembrado como símbolo de dor e de luto.

Confira a matéria completa no vídeo:


JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano