Foto: Secom
O curso de formação de agentes de mobilidade teve início no dia 3 de novembro e foi concluído na manhã desta quinta-feira (18), com a formatura no auditório da Prefeitura. Após 45 dias de atividades e 328 horas-aula, 23 novos agentes finalizaram a etapa obrigatória do concurso público nº 002/2023 e no início de 2026 já estarão na ativa dos trabalhos.
Durante o período de formação, os participantes tiveram aulas teóricas e práticas abrangendo conteúdos de mobilidade urbana, administração pública, legislação de trânsito, ética, psicologia, primeiros socorros, direção defensiva, operação de trânsito, engenharia, língua portuguesa e mecânica básica, entre outros. A formação também conta com a colaboração do Ministério Público e da Polícia Civil, reforçando a integração entre as instituições.
O curso representa a última etapa do concurso realizado em 2023. Com a conclusão da formação, os agentes estão aptos a tomar posse, prevista para o dia 5 de janeiro. Após a assinatura da posse, os novos servidores iniciarão as atividades junto à Transitar, podendo atuar no trânsito, no transporte coletivo, na rodoviária, nos terminais e no aeroporto.
O prefeito Renato Silva, destacou a importância do investimento em capacitação. "Quando temos equipes treinadas, capacitadas e comprometidas, conseguimos facilitar a vida das pessoas e melhorar a convivência no trânsito. O conhecimento não ocupa lugar e faz toda a diferença no serviço público".
A presidente da Transitar, Laura Rossi Leite, reforça que a chegada dos novos agentes reforça o quadro funcional da Transitar, que enfrentava defasagem de servidores, garantindo maior eficiência nos serviços prestados à população e ampliando a presença e o monitoramento nas vias do município. "Tivemos uma baixa no número de servidores ao longo de 2024 e também em 2025. Com a reposição desses profissionais, garantimos mais eficiência no trabalho, o pleno funcionamento do aeroporto, viaturas nas ruas realizando o monitoramento, a presença e a fiscalização do trânsito, além de uma atenção ainda maior ao transporte coletivo".
Para a coordenadora de Educação no Trânsito, Luciane Moura, o curso foi pensado para preparar profissionais completos, indo além da técnica. "O agente de mobilidade atua em diferentes frentes, como trânsito, transporte e aeroporto. Por isso, trabalhamos tanto a legislação e os procedimentos técnicos quanto a humanização no atendimento e o papel do servidor público, que é servir bem a sociedade".
Entre os formandos, o sentimento é de expectativa e satisfação para o início das atividades. A agente de mobilidade Andréa Aguiar ressaltou que a formação foi intensa e essencial para o exercício da função. "Foram 45 dias de muito aprendizado. O curso nos prepara para atuar em várias áreas e chegar à formatura é motivo de muita alegria e orgulho."
Secom
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642