Cotidiano

Terreno no bairro Cascavel Velho segue alvo de reclamações de moradores

Área de 12 mil m² foi cedida ao Estado para a construção de colégio


Imagem de Capa

O impasse envolvendo o terreno localizado no bairro Cascavel Velho, cedido pelo município ao Estado para a construção de um colégio, continua.

A área, com quase 12 mil metros quadrados, foi repassada ao Governo do Paraná para a implantação de um novo colégio em Cascavel. Famílias que ocupavam o terreno de forma irregular foram retiradas e realocadas para outras regiões da cidade.

Há mais de um mês, no início de novembro, máquinas do município estiveram no local para realizar a limpeza. No entanto, segundo moradores, o serviço não foi concluído.

"Eles vieram, o trabalho durou cerca de duas horas e foram embora, mas não retiraram entulho, não retiraram nada", afirmou o técnico de refrigeração Luciano da Cruz.

O município ressalta que o trabalho não foi finalizado. Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente informou que os serviços foram iniciados, mas ainda não concluídos devido às chuvas frequentes. Com o solo úmido, os trabalhos com máquinas ficam pausados e, assim que o chão secar, as atividades serão retomadas.

Entretanto, na Rua Ângelo Salvate, nos fundos do mesmo terreno, a situação é ainda pior, com muito mato e lixo. Luciano relata que no local funcionava uma horta comunitária.

"A gente tinha um documento da prefeitura que autorizava o plantio. Então mantínhamos o terreno limpo. Depois a prefeitura veio, começou a mexer e ficou assim agora", explicou o morador.

Sobre a situação, o programa Território Cidadão informou, por meio de nota, que a Secretaria de Meio Ambiente realizará a limpeza do espaço ainda nesta semana para viabilizar o repasse ao Estado.

A obra do colégio foi anunciada em março de 2024, mas o Estado só iniciará o processo de licitação após a conclusão da limpeza e a entrega oficial do terreno ao governo estadual.

A próxima etapa será a escrituração do terreno e a realização dos trâmites burocráticos necessários para o início da obra, previsto para o primeiro semestre de 2026.

O investimento será de R$ 18 milhões. O novo colégio terá capacidade para atender 1.500 alunos em meio período e 750 alunos em período integral.

Confira mais detalhes no vídeo:

Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano