Foto: Secretaria de Segurança de São Paulo
As defensorias públicas do Paraná e de São Paulo firmaram um acordo para o envio dos corpos para as cidades de origem das vítimas do acidente aéreo que aconteceu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde da última sexta-feira (9).
As negociações contaram com o apoio do Ministério Público de ambos os estados e também da companhia Voepass Linhas Aéreas. A empresa será responsável por entrar em contato com familiares para coletar a autorização necessária para liberação, transporte e entrega dos corpos.
A Delegacia de Polícia de Vinhedo já recebeu ofício sobre o acordo. O canal da companhia foi disponibilizado às famílias atendidas pelas Defensorias Públicas e pelo Ministério Público, tanto em São Paulo quanto no Paraná, e também por meio do canal exclusivo de telefone/Whatsapp (41) 9 9232-2977.
Um e-mail foi disponibilizado pela companhia aérea para informações sobre as autorizações: [email protected]. Durante a manhã deste domingo (11), o serviço do cartório de registro civil esteve presente no anfiteatro do Instituto Oscar Freire - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No local, as instituições concentram o atendimento às famílias.
No sábado (10), um acordo entre Defensorias Públicas, Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo, Ministérios Públicos e a Voepass permitiu que os corpos das vítimas fossem enviados às cidades sem a presença de um familiar em Vinhedo. O protocolo padrão de atendimento do Instituto Médico Legal (IML) exige a presença para autorizar liberação, transporte e entrega.
No dia seguinte ao acidente, que matou 62 pessoas, o trabalho conjunto entre as defensorias públicas atendeu, ao todo, familiares de 32 vítimas. O serviço consistiu em orientação jurídica, psicológica e socioassistencial. As instituições seguem à disposição das famílias.
Redação Catve.com/Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642