Cotidiano

Relatório oficial do Cenipa pode demorar mais de um ano para ser concluído

Entrevista coletiva foi concedida pelo Cenipa nesta sexta-feira (06)


Imagem de Capa

Nesta sexta-feira (06/09), em Brasília (DF), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou o Reporte Preliminar do acidente aeronáutico envolvendo o voo 2283, ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo (SP). 

Segundo os investigadores, há muitas informações a serem coletadas e analisadas, e novas descobertas podem levantar mais questões, exigindo mais tempo. Não há, no momento, uma previsão exata para a conclusão da investigação que pode levar mais de um ano, mas o objetivo é emitir um relatório final com recomendações de segurança que ajudem a prevenir acidentes semelhantes no futuro.

 Os investigadores reforçaram que, apesar da pressão para entregar respostas rapidamente, a qualidade da investigação é a prioridade. O processo é complexo, e há diversas etapas a serem seguidas para garantir que todas as perguntas sejam respondidas corretamente.

Durante a apresentação, foi mencionado que, embora algumas investigações tenham sido concluídas em menos de um ano, essa é uma exceção. O caso atual envolve uma aeronave certificada para voar em condições de gelo e uma tripulação qualificada, o que levanta muitas dúvidas sobre como o acidente ocorreu. O clima no momento propiciava a formação de gelo severo, e a aeronave estava equipada com sistemas de proteção e procedimentos adequados, o que torna o incidente ainda mais intrigante.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano