Foto: Ricardo Ribeiro/AEN
De acordo com a orientação das equipes que atuam em Rio Bonito do Iguaçu, a prioridade é receber alimentos embalados, que possam ser utilizados diretamente nas cozinhas comunitárias coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde. A orientação oficial destaca que o cenário da cidade ainda é delicado, com estruturas de atendimento e serviços básicos comprometidos, o que aumenta a preocupação com possíveis casos de contaminação.
"Precisamos de alimentos de fácil armazenamento para preparação aqui e com alto valor nutricional. Como todos os serviços da cidade estão comprometidos, nos preocupamos com possíveis contaminações e aumento na demanda de atendimento médico", explica o primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Pierdoná.
Os donativos são direcionados ao Centro dos Idosos, transformado em ponto de recebimento e distribuição. É ali que as refeições são preparadas sob monitoramento de profissionais de saúde. A nutricionista do município, Marlise Rech, reforça a necessidade de rigor em todas as etapas da manipulação dos alimentos. "Precisamos ter atenção com todo o processo, desde a higienização, passando pelo armazenamento e temperatura adequada, até a preparação das refeições, para não ter um risco de uma intoxicação e sobrecarga do sistema de saúde", afirma.
A Defesa Civil também reforça que a adoção dessas medidas não tem o objetivo de inibir a solidariedade, mas de garantir segurança. O coordenador estadual do órgão, coronel Fernando Schunig, lembra que existem orientações específicas que precisam ser seguidas:
"A população está sensibilizada e tem feito muitas doações, o que é muito importante. Mas alguns cuidados são necessários para evitar outros problemas. Temos cozinhas organizadas para preparar refeições com alimentos não perecíveis, inclusive com acompanhamento de nutricionistas, garantindo qualidade e segurança alimentar tanto para a população quanto para as equipes de trabalho", complementou.
Mesmo com as explicações, a tensão entre parte dos voluntários persiste, especialmente entre aqueles que já haviam preparado comida para envio. As autoridades, porém, destacam que a prioridade, neste momento, é evitar qualquer risco adicional às famílias que já enfrentam uma situação extremamente vulnerável.
Recomendações para ajudar Rio Bonito do Iguaçu de forma segura:

Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642