Imagem: Reprodução
O Portal Catve.com teve acesso a imagens do tornado de escala F-3 na escala Fujita, que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, registrado por uma câmera de sítio em Porto Barreiro.
Ao fundo, é possível ver a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. As imagens mostram a formação do tornando, por volta das 18h, o céu estava claro em Rio Bonito do Iguaçu e foi escurecendo à medida que o tornado avançava em direção a Porto Barreiro, até que a imagem ficou em preto e branco.
A cidade de Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes, fica a 380 km de Curitiba e 161 km de Cascavel, no Centro-Sul do Paraná.
Número de cidades atingidas por tornados na sexta-feira no Paraná sobe para quatro
O tornado que passou por Rio Bonito do Iguaçu também atingiu a cidade de Porto Barreiro. Outras duas tempestades severas também geraram tornados. Um deles atingiu Guarapuava, no distrito de Entre Rios, com classificação F2 e ventos próximos de 250 km/h. O outro ocorreu em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificado como F2, com ventos de cerca de 200 km/h.
Subiu para 26 o número de internados após o tornado em Rio Bonito do Iguaçu
A Secretaria de Saúde do Paraná atualizou nesta quarta-feira (12) a situação das vítimas internadas, que passou de 23 para 26 pessoas. Os novos internamentos referem-se a casos de desidratação, pneumonia e fraturas.
Três pacientes estão em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Dez pessoas estão internadas em Guarapuava, 1 no Hospital São Vicente de Paulo e 9 no Hospital Santa Tereza. Outros 13 pacientes estão em Laranjeiras do Sul, 5 no Hospital São Lucas e 8 no Instituto São José. No Hospital Universitário de Cascavel permanecem 3 pessoas.
Subiu para sete o número de mortes no Paraná
A vítima mais recente é José Eronides de Almeida, de 70 anos, que faleceu no sábado pela manhã na Unidade de Saúde Central, em Rio Bonito do Iguaçu, após sofrer uma insuficiência cardíaca aguda. O idoso não chegou a ser encaminhado para o sistema regulado. A situação foi informada pelo município e enquadrada como estresse pós-trauma no contexto do tornado. Agora, esse óbito consta no balanço oficial do atendimento na cidade.
As outras seis vítimas são:
Até o momento, os sete óbitos ocorreram no Paraná, seis em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava.
Dos 835 atendimentos realizados em decorrência direta do desastre, parte se referiu a ferimentos, traumas e complicações de saúde provocadas pelo fenômeno.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642