Cotidiano

"Foi questão de segundos": moradores relatam momentos de tensão durante tornado em Rio Bonito do Iguaçu

Durante o temporal, duas crianças foram arrastadas pelo vento e caíram na piscina


Portal Catve.com

A passagem de um tornado de alta intensidade na noite de sexta-feira (7) deixou um rastro de destruição e cenas de desespero em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Com ventos estimados em mais de 250 km/h, classificado preliminarmente como EF3 pelo Simepar, o fenômeno causou seis vítimas, centenas de feridos e destruiu cerca de 80% das edificações do município.

Em meio ao cenário de devastação, moradores relatam os momentos de desespero. "Foi questão de segundos, e tudo foi destruído", conta o Sr. José, morador da cidade há 40 anos. Sem ter para onde ir, ele e a família seguem abrigados na casa do irmão, em Laranjeiras, enquanto buscam forças para a reconstrução.


A violência do tornado não deu tempo para reação. O Sr. Ilvio, que estava em casa, narrou o momento exato do impacto: "Só deu tempo de entrar e escutar um estalo e ver a casa destruída".

Já para o morador Marcos, a cena foi ainda mais assustadora. Ele conta ter visto a casa ser destruída e dois de seus três filhos levados pelo vento. Duas meninas, uma de apenas 1 ano e meio e outra de 7 anos, caíram em uma piscina. Marcos conseguiu resgatar as filhas a tempo e com vida.


Proprietário de uma loja, o empresário Marco contou que em "questão de segundos", a cidade inteira foi ao chão.

Mesmo diante da perda total a moradora Ilvane, que vive há 40 anos no município, mantém o otimismo. Ela faz questão de destacar e agradecer a onda de solidariedade que está chegando "de todos os lados" para a cidade, que conta com quase 14 mil habitantes.


As autoridades locais e estaduais, com apoio do Governo Federal, estão mobilizando forças-tarefa para socorrer as vítimas, realizar a limpeza da área e iniciar o processo de reconstrução do município, que decretou estado de calamidade pública.


Maria Vitória sob supervisão de Alexandra de Oliveira | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano