Foto: Fabrício Eduardo/Portal do Paraná
A intensidade do temporal que atingiu Rio Bonito do Iguaçu na noite desta sexta-feira (7) levou à mobilização de uma grande força-tarefa de socorro. Equipes de diversos municípios foram deslocadas para auxiliar no resgate de vítimas e na busca por pessoas que possam ter ficado sob os escombros das estruturas destruídas.
Com um cenário de grande devastação, provocado por fortes rajadas de vento e chuva, o município enfrenta a falta de energia elétrica, telefone e internet, o que tem dificultado a comunicação e a compilação de um balanço oficial de feridos e desalojados.
Resgate e Atendimento Hospitalar
Os esforços de resgate contam com técnicos e socorristas da Secretaria de Saúde de Virmond, além de equipes de Bombeiros e Defesa Civil de outras cidades. A prioridade é a busca por sobreviventes e o atendimento aos feridos.
A rede hospitalar da região foi colocada em alerta máximo para receber as vítimas da catástrofe. A Catve entrou em contato com hospitais que confirmaram a chegada de um grande número de pessoas, embora o balanço exato não tenha sido finalizado.
Até o momento, ao menos cinco hospitais em três municípios vizinhos já receberam pessoas feridas:
Problemas de Infraestrutura
A intensidade da tempestade causou o colapso da infraestrutura de comunicação e energia. Equipes da Copel de cidades vizinhas foram urgentemente mobilizadas e se deslocaram para Rio Bonito do Iguaçu para tentar restabelecer a energia e, consequentemente, o sinal de telefone e internet, o que é crucial para coordenar as ações de socorro.
As autoridades seguem trabalhando sob condições adversas, e a população é orientada a colaborar com as equipes de resgate e a evitar áreas de risco.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642