Imagem: Arnaldo Neto | Secom PR
Novas imagens aéreas divulgadas nesta segunda-feira (10) mostram de perto a destruição causada pelo tornado na noite de sexta-feira (7) em Rio Bonito do Iguaçu, casas totalmente destruídas, sem telhado, árvores arrancadas ou retorcidas, pessoas retirando escombros e móveis que restaram, e caminhões circulando com materiais de reconstrução. As imagens de drone reforçam o cenário de devastação. Segundo autoridades locais, centenas de residências foram danificadas e diversas famílias perderam tudo.
O Corpo de Bombeiros encerrou as buscas e os atendimentos pré-hospitalares. Na cidade, moradores, voluntários e equipes do Estado e prefeitura seguem na limpeza, retirada de estruturas danificadas e atendimento às famílias. A cidade precisa de doações de materiais de construção, incluindo folhas de eternite, pregos, forros e itens para cobrir telhados. A estimativa é de 50 mil folhas de eternite para reconstruir as casas das mais de mil pessoas desalojadas. O prefeito Sezar Bonivo informou que serão necessários muitos profissionais da construção civil, eletricistas e carpinteiros nos próximos dias. As aulas seguem suspensas até que os estudantes sejam realocados.
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou nesta segunda-feira (10) a ocorrência de mais dois tornados no interior do Estado durante as tempestades e finalizou a classificação do tornado de Rio Bonito do Iguaçu. A tempestade supercelular que atingiu o município provocou danos significativos na área urbana e foi classificada como F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. Outra tempestade severa gerou um tornado em Guarapuava, no distrito de Entre Rios, classificado como F2, com ventos próximos de 250 km/h, e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.
A Secretaria da Saúde do Paraná informou também nesta manhã, que três pessoas seguem internadas em Cascavel por conta do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu e cidades próximas, todas no Hospital Universitário. No total, 22 pacientes permanecem hospitalizados, 14 em Guarapuava, cinco em Laranjeiras do Sul, além das três em Cascavel.
E o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou no domingo (9) a lei 22.766/2025, que altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). A mudança permite o repasse direto de recursos às famílias atingidas pelo tornado. O valor previsto é de até R$ 50 mil por família, com investimento inicial estimado em R$ 50 milhões. A Assembleia Legislativa aprovou o texto por unanimidade em duas sessões extraordinárias no mesmo dia.


Bruna Guzzo | Catve.com com AEN-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642