Imagem: Roberto Dziura Jr/AEN
Dez presos que trabalham na Prefeitura de Cascavel serão enviados para Rio Bonito do Iguaçu nesta quinta-feira (13) para ajudar na reconstrução do município, atingido por um tornado de categoria F3 na semana passada. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (12) pelo prefeito Renato Silva.
O grupo é formado por apenados do regime semiaberto que já atuam em serviços de manutenção e limpeza em Cascavel. Nos próximos dias, eles serão deslocados para apoiar os trabalhos de recuperação de prédios públicos e escolas danificados. Os detentos serão acompanhados por servidores municipais, e todo o trabalho seguirá as normas de segurança e monitoramento do Departamento de Execução Penal (Depen).
O reforço faz parte da ampliação da mão de obra carcerária determinada pelo Governo do Paraná. Em Rio Bonito do Iguaçu, já são 46 presos atuando em colégios estaduais, centros municipais de educação infantil, na Apae e no destacamento da Polícia Militar. O número deve chegar a 59 até sexta-feira (14), com expectativa de alcançar até 80 trabalhadores nas próximas semanas.
Na segunda-feira (10), o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou o reforço das ações de reconstrução com o envio inicial de 14 presos da região de Guarapuava, que atuam na limpeza e recuperação do Colégio Estadual Ludovica Safraider, a unidade mais afetada pelo tornado.Na terça-feira (11), outros 16 detentos se juntaram às frentes de reconstrução, vindos de unidades prisionais da região Oeste.
Nesta quinta (13), mais 16 devem chegar a Rio Bonito do Iguaçu, além dos 10 presos da Prefeitura de Cascavel que serão enviados para ampliar as equipes, totalizando 56 trabalhadores. Somando-se aos três presos que estão em Laranjeiras do Sul auxiliando na separação de doações, serão quase 60 pessoas privadas de liberdade envolvidas nos trabalhos, quadruplicando a força de atuação desde o início da semana.
Parte desses trabalhadores participa do programa Mãos Amigas, iniciativa do Governo do Estado que incentiva a reinserção social de pessoas privadas de liberdade por meio de serviços de manutenção e reparos em escolas estaduais. Os demais integram canteiros de trabalho da Penitenciária Estadual de Piraquara (PPPR) e de empresas parceiras.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, o uso da mão de obra prisional deve continuar durante todo o processo de reconstrução. Ele destacou que mais de 13 mil presos no Paraná prestam serviços a municípios e empresas.
Além do envio de trabalhadores, Cascavel mantém outras ações de ajuda a Rio Bonito do Iguaçu. Desde o fim de semana, o município arrecadou mais de 80 toneladas de doações, entre alimentos, roupas e produtos de higiene, destinadas às famílias afetadas pelo tornado.
Bruna Guzzo | Catve.com com AEN-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642