Cotidiano

Apoio psicológico ajuda vítimas do tornado em Rio Bonito do Iguaçu a se reerguer

Equipes estaduais e federais prestam acolhimento no Centro-Sul do Paraná


Imagem de Capa

Imagem: Ricardo Ribeiro/AEN-PR

Equipes de saúde seguem em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, para garantir atendimento psicossocial às vítimas do tornado que devastou o município na última sexta-feira (7). Desde domingo (9), cerca de 300 moradores e famílias afetadas receberam acolhida, orientações e acompanhamento individual ou em grupo.

A força-tarefa conta com servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), incluindo um clínico com especialização em saúde mental e profissionais da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. Eles atendem nas tendas instaladas na praça da igreja, nos abrigos e nas unidades de saúde da cidade.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o trabalho busca garantir o cuidado integral das pessoas afetadas. Ele afirmou que o objetivo é retomar o quanto antes os serviços e oferecer apoio também aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente.

O atendimento ocorre de forma integrada entre equipes municipais, estaduais e federais. A Força Nacional do Sistema Único de Saúde,  também participa das ações, oferecendo suporte psicológico em parceria com a Sesa-PR, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e agentes locais.

Muitos moradores que perderam suas casas ou pertences têm procurado ajuda junto aos profissionais especializados em situações extremas. Também são realizadas orientações coletivas em reuniões e celebrações religiosas.

A equipe da Semipi está presente na cidade com dois psicólogos e uma internacionalista, que prestam atendimento na Praça da Igreja dentro do ônibus lilás, ponto de referência para quem busca acolhimento ou orientações. O atendimento ocorre das 8h às 17h e deve continuar até sexta-feira (14).

De acordo com a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, a presença da equipe tem o objetivo de levar conforto e esperança às famílias. A internacionalista Kelly Letchakovski reforçou que momentos como esse exigem atenção especial à saúde emocional, para que as pessoas encontrem forças para se reerguer e acessem os serviços disponíveis.

A medida foi anunciada no sábado (8), durante visita do secretário executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a Rio Bonito do Iguaçu. Ele destacou a importância de oferecer apoio psicológico aos moradores.

Em 2024, cerca de 600 servidores da equipe atuaram no socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.


ESTOQUE DE VACINAS E REMÉDIOS DE USO CONTÍNUO SÃO REFORÇADOS EM RIO BONITO DO IGUAÇU

O setor de vacinação de Rio Bonito do Iguaçu não foi atingido pelo tornado e mantém o atendimento normal à população. A unidade que armazena as vacinas permaneceu com energia graças a um gerador, sem prejuízo à refrigeração dos insumos.

A Sesa reforçou os estoques com vacinas contra o tétano e seringas para suprir hospitais da região. A imunização contra o tétano é prioridade, especialmente para pessoas com ferimentos que tiveram contato com solo, fezes de animais ou objetos enferrujados.

A cobertura vacinal no município é alta, com mais de 90% das crianças e gestantes imunizadas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde.

CÂMERA MOSTRA MOMENTO EM QUE TORNADO SE FORMA EM RIO BONITO DO IGUAÇU

O Portal Catve.com teve acesso a imagens do tornado de escala F-3 na escala Fujita, que atingiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h, registrado por uma câmera de sítio em Porto Barreiro.

Ao fundo, é possível ver a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. As imagens mostram a formação do tornando, por volta das 18h, o céu estava claro em Rio Bonito do Iguaçu e foi escurecendo à medida que o tornado avançava em direção a Porto Barreiro, até que a imagem ficou em preto e branco.

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes, fica a 380 km de Curitiba e 161 km de Cascavel, no Centro-Sul do Paraná.

Número de cidades atingidas por tornados na sexta-feira no Paraná sobe para quatro, o tornado que passou por Rio Bonito do Iguaçu também atingiu a cidade de Porto Barreiro.

Outras duas tempestades severas também geraram tornados. Um deles atingiu Guarapuava, no distrito de Entre Rios, com classificação F2 e ventos próximos de 250 km/h. O outro ocorreu em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificado como F2, com ventos de cerca de 200 km/h.


Imagens: Ricardo Ribeiro/AEN-PR

Bruna Guzzo | Catve.com com AEN-PR

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano