Cotidiano

106 estudantes de Rio Bonito do Iguaçu farão Enem em nova data

Todas as escolas da área rural estarão de portas abertas a partir de segunda-feira (17)


Imagem de Capa

Foto: NRE Laranjeiras do Sul

Os 106 alunos de Rio Bonito do Iguaçu que foram prejudicados após o tornado que devastou o município na véspera do Enem terão direito à reaplicação da prova em uma data ainda não definida, de acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o Ministério da Educação.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná suspendeu a aplicação das provas no município logo após o tornado. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, conversou com o presidente do Inep, Manuel Fernando Palacios da Cunha e Melo, que se colocou à disposição para buscar por soluções referentes ao exame e no apoio aos estudantes afetados. "Ele foi muito cordial e solícito e o nosso pedido está em conformidade com a legislação que prevê que casos de força maior são justificativas válidas para a reaplicação das provas", afirma Miranda.

Emily Maria Medenski de Souza, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual Joaquim Nazário Ribeiro, uma das instituições onde aconteceriam as provas, aguarda a nova data. "Além de tudo o que aconteceu, ficamos também muito tristes por não poder fazer o Enem, mas, assim que as provas foram remarcadas, estarei lá. Ainda estou na dúvida se vou escolher fazer faculdade de Farmácia ou de Ciências Econômicas", diz.

A colega Kemeli Luana Camargo dos Santos, de 18 anos, está na mesma expectativa. "Depois de tudo o que enfrentamos, agora é levantar a cabeça e pensar no futuro", analisa. 

Enquanto as escolas estaduais de Rio Bonito do Iguaçu seguem retomando as aulas de forma gradual, mais de 72.200 concluintes do Ensino Médio da rede pública paranaense se preparam para a maratona do próximo domingo. É o caso de Isadora Faria, do Colégio Cívico-Militar, Senador Alencar Guimarães, em Curitiba. "Me sinto pronta para responder às questões deste segundo dia de provas, que considero as mais difíceis, porém, estudei bastante ao longo do ano", diz.

Durante todo o ano de 2025, para auxiliar os estudantes na preparação para as provas, além do reforço no conteúdo e do Programa de Recomposição da Aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná intensificou as ações pedagógicas por meio dos Recursos Educacionais Digitais (REDs) Enem Paraná e Redação Paraná.

O Enem Paraná, por exemplo, reúne videoaulas, simulados e metodologias personalizadas de estudo, que podem ser acessadas pelo celular ou computador, mesmo sem internet. Já o Redação Paraná é composto por um ambiente digital que utiliza inteligência artificial para corrigir e orientar produções textuais, ajudando os alunos a aprimorar o desempenho em uma das etapas mais decisivas do exame.

"O Enem é um momento muito importante na vida dos nossos estudantes, e eles não estão sozinhos. Nossos professores e nossos recursos oferecem a eles o suporte necessário para o momento das provas", destaca Miranda. 

VOLTA ÀS AULAS

Todas as escolas da área rural de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, estarão de portas abertas a partir de segunda-feira (17). O atendimento escolar em algumas delas estava suspenso desde a última sexta-feira.

Das sete instituições estaduais de ensino de Rio Bonito do Iguaçu, seis são escolas do campo, localizados em distritos, assentamentos e comunidades rurais. Dessas, cinco já haviam retomado as aulas ao longo da semana - os colégios estaduais Joaquim Nasário Ribeiro, Pinhalzinho, José Alves dos Santos, Iraci Salete Strozak e Sebastião E. da Costa. O Colégio Estadual Ireno Alves dos Santos retoma as operações na próxima segunda-feira, após a conclusão de ações de limpeza, retirada de entulho e reparos emergenciais.

AEN - Agência Estadual de Notícias

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano