Roberto Dziura Jr/AEN
A Polícia Civil do Paraná emitiu um alerta para possíveis golpes relacionados a pedidos falsos de doações destinadas às famílias atingidas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu no dia 7 de novembro. Embora nenhuma denúncia formal tenha sido registrada até agora, a corporação já atua de maneira preventiva para identificar movimentações suspeitas.
Segundo o delegado Rodrigo Brown, chefe do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), existe a preocupação de que oportunistas usem a tragédia para tentar aplicar golpes. A Polícia Civil está levantando informações em várias unidades e monitorando suspeitas de irregularidades envolvendo arrecadações.
A Polícia Civil reforça que qualquer suspeita deve ser denunciada pelos telefones 197 ou 181. A corporação destaca que todos os envolvidos em possíveis fraudes serão responsabilizados criminalmente.
A Secretaria da Segurança Pública orienta que doações em dinheiro sejam feitas exclusivamente pelos canais oficiais do Governo do Estado, para evitar riscos de golpes.
Como doar de forma segura
O Governo do Paraná indica o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) como o meio oficial para contribuições financeiras. Os recursos são destinados à construção de moradias e ao atendimento das famílias afetadas.
Dados bancários:
Banco do Brasil
CNPJ: 52.807.487/0001-12
Agência: 3793-1
Conta-corrente: 14.454-1
Nome: Fundo Estadual para Calamidades Públicas - Fecap
PIX (CNPJ): 52.807.487/0001-12
Doações de itens essenciais
Além das contribuições financeiras, também podem ser doados:
Como o município foi amplamente destruído, a triagem e organização das doações estão sendo concentradas em cidades próximas, especialmente no Ginásio dos Bancários, em Laranjeiras do Sul.
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com com Polícia Civil
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642