Imagem: Catve.com
Nesta quarta-feira (20/08), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no processo de apuração de abuso sexual em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Cascavel iniciou um mutirão de depoimentos na Câmara de Vereadores.
A ação busca esclarecer o funcionamento do processo administrativo que investigou o caso de um ex-agente de apoio condenado por abusar de uma criança de 3 anos no CMEI do bairro Interlagos.
A comissão, presidida pelo vereador Everton Guimarães, com Hudson Moreschi como relator, Contador Mazutti como secretário e Valdecir Alcantara e Dr. Lauri como membros, ouviu pela manhã diversas pessoas envolvidas no Processo Administrativo Disciplinar (PAD), incluindo o controlador Cletirio Feistler, a secretária de Educação Márcia Baldini, a agente administrativa responsável pela condução do PAD Cátia Simone Wermuth, a supervisora de processos administrativos Josilene Nunes Ruiz, o assessor técnico da Secretaria de Educação Maxsoel Schmidt e a corregedora municipal Clari Maria Soares, que investigou a Instrução Preliminar Sumária na época.
A CPI ainda ouvirá à tarde outros servidores ligados ao PAD, como Elane Cristina Santos Folador, encarregada do setor designado, Karen Glayce Fracaro, assistente social e coordenadora de programas e André Felippe Silva, responsável pelo setor de gestão de carreiras. Todos devem detalhar a condução do processo administrativo e apontar possíveis falhas na apuração do caso.
Em depoimentos realizados em 15 de agosto, a mãe da vítima, Mariana Kalschnea, afirmou que o agente de apoio condenado abusou de outras crianças e destacou que ele permanece em liberdade aguardando decisão da Justiça sobre recurso. O caso resultou na condenação do agente a 30 anos de prisão e perda da função pública.
Nos depoimentos anteriores, a CPI já havia ouvido professores, coordenadores e diretores dos CMEIs envolvidos, buscando esclarecer se houve irregularidades na investigação. A comissão seguirá com novas oitivas para apurar a condução do processo disciplinar e identificar responsabilidades.
Bruna Guzzo | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642