Cotidiano

Empresária de Rio Bonito do Iguaçu perde tudo que construiu em 20 anos após a passagem do tornado

Rosana Osório teve loja e casa destruídas e agora tenta salvar roupas e calçados da chuva


A empresária Rosana Osório, de Rio Bonito do Iguaçu, vivencia um drama que reflete a força da catástrofe que atingiu a cidade no último dia 7 de novembro. Rosana teve sua loja e sua casa completamente danificadas pelo tornado de escala F-3 e relata a perda de todo o seu patrimônio construído ao longo de duas décadas.

"Tudo, ele deu um soprão, arrancou todo o meu telhado e jogou de volta pra dentro da loja, tirou tudo, tudo, tudo do lugar," descreveu Rosana sobre a destruição.


A loja, que vendia desde roupas e calçados até itens para crianças, está repleta de caixas e roupas destruídas, molhadas e embarradas. A empresária resumiu o sentimento: "Você perder tudo, tudo que você fez em 20 anos é desesperador".

A situação se agravou com o retorno da chuva, que ameaça estragar o pouco que Rosana conseguiu resgatar. "Aqui é o pouquinho que a gente conseguiu salvar" lamentou. Ela teme que os produtos mofem e apodreçam.

Rosana estava na loja com uma funcionária e um cliente no momento do tornado, e, felizmente, "ninguém sofreu nem um arranhão" durante a passagem do vento. No entanto, ela se machucou gravemente ao tentar salvar os bens, caindo em cima de um balcão de vidro. Ela precisou ir ao hospital por conta do ferimento.


O esforço para salvar o que sobrou conta com a ajuda de voluntários e de um mutirão de 15 homens vindos de sua cidade natal, Boa Vista da Parecida, que ajudaram a cobrir o telhado destelhado e restabelecer a energia.

Apesar do desespero e da incerteza sobre o futuro, Rosana mantém o foco na reconstrução. "Eu vou tentar salvar o máximo e vou tentar recomeçar. Porque não tem outra opção," afirmou.


DESTRUIÇÃO EM RIO BONITO DO IGUAÇU

O tornado nível F-3 que passou pelo Paraná deixou rastros de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no início da noite de sexta-feira (7).

Ventos intensos provocaram grandes estragos: casas e estabelecimento destruídos, árvores caídas e muitas famílias desabrigadas.

A cidade tem cerca de 14 mil habitantes. Fica localizada a 380 Km de Curitiba e 161 Km de Cascavel, no Centro-Sul do Paraná.

TORNADOS ATINGIRAM QUATROS CIDADES DO PARANÁ

Foram registrados três tornados que atingiram quatro cidades. O que passou por Rio Bonito do Iguaçu também atingiu a cidade de Porto Barreiro.

Segundo o meteorologista, a intensidade no município foi menor com escala de ventos inferiores a 200km/h. As rajadas provocaram vários estragos também na área rural.

As cidades afetadas pelos tornados foram: Rio Bonito do Iguaçu com uma tempestade supercelular provocando danos significativos na área urbana. Foi um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h.

Na sequência, outras duas tempestades severas também geraram tornados: uma em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, classificada como F2, com ventos próximos de 250 km/h; e outra em Turvo, ao sul da área urbana central, também classificada como F2, com ventos ao redor de 200 km/h.

Diego Hellstrom/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano