Foto divulgação
Nesta sexta-feira (1º), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades no processo de investigação de assédio sexual dentro de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ouviu novas testemunhas na Câmara de Vereadores.
Prestaram depoimento: Edicleia Vieira, professora do CMEI Vicentina Guisso; Mary de Oliveira, coordenadora pedagógica das escolas municipais; Francisca Rojo de Carvalho, diretora administrativa da Secretaria Municipal de Educação (SEMED); e Rosane Aparecida Brandalise Corrêa, diretora pedagógica da SEMED. Todas ocupavam os cargos na época em que surgiram as denúncias.
A comissão é formada pelos vereadores Everton Guimarães (presidente), Hudson Moreschi (relator), Contador Mazutti (secretário), Valdecir Alcantara e Dr. Lauri (membros).
Durante a oitiva, Edicleia Vieira relatou que trabalhava na mesma sala que o servidor acusado e que não sabia da investigação. "Foi um momento muito difícil para toda a comunidade escolar. As crianças foram negligenciadas, porque é responsabilidade do Estado garantir a proteção delas dentro da escola. Se eu soubesse, jamais aceitaria dividir a sala com alguém que responde por pedofilia. Na educação infantil, não dá para dissociar cuidado, afeto e toque", afirmou.
A coordenadora pedagógica Mary de Oliveira disse que a denúncia foi enviada à Corregedoria para investigação. Ela explicou que há orientação para afastamento de servidores conforme a gravidade da denúncia, mas destacou que sua função não envolve essa decisão nem o acompanhamento do caso.
Francisca Rojo de Carvalho, da área administrativa da SEMED, afirmou que há precedentes de afastamentos em outros casos, mas que essa responsabilidade não era do setor dela. Rosane Brandalise Corrêa, diretora pedagógica da pasta, reforçou que também não cabia ao setor pedagógico o afastamento do servidor do contato com as crianças.
Redação Catve.com com assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642