Blogs & Podcasts | Xico Graziano

Cooperativas promovem inclusão tecnológica no agro

O Show Rural Coopavel, além de bons negócios, abre as portas da tecnologia aos agricultores


Começou nesta 2ª feira (7.fev), em Cascavel, oeste do Paraná, a 34ª edição do Show Rural, a mais primorosa feira de tecnologia direcionada aos agricultores no Brasil.

Organizada pela Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), o Show Rural 2022 trará novidades na agricultura digital. Muitas startups e hubs de inovação estarão presentes, junto com o Fórum de TI das Cooperativas.

Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, destaca a realização da "maratona de tecnologia", uma espécie de jogo tecnológico na busca de soluções, práticas, para vencer desafios na agricultura e na pecuária.

Negócios volumosos também se realizam por lá. Em 2020, último evento presencial, foram negociados R$ 2,7 bilhões na venda de tratores, implementos e insumos agrícolas. Este ano, que se iniciou devastado pela seca, está incerto.

Mas, como se percebe, menos que mercado, a divulgação tecnológica é o foco do Show Rural.

O cooperativismo tem sido o caminho para o aprimoramento tecnológico de milhares de pequenos e médios agricultores brasileiros. Além de receber, processar e vender a produção, as cooperativas oferecem assistência técnica e promovem a melhoria dos processos produtivos no agro.

O resultado é extraordinário, e pode ser facilmente verificado nas terras daquele rico e lindo oeste do Paraná: pequenos agricultores de soja e milho, por exemplo, disputam em produtividade por área com os maiorais do Mato Grosso. E quase sempre vencem.

Em outras palavras: as cooperativas abrem as portas e asseguram o acesso de seus associados às tecnologias agropecuárias de ponta. Isso se chama inclusão tecnológica no agro.

Esse é o maior desafio para a política pública ligada ao agro nacional: expandir a base tecnológica da produção, incorporando pequenos e médios agricultores, com gestão familiar, ao mundo virtuoso do conhecimento.

Segundo o Censo Agropecuário (IBGE, 2017), apenas 9,7% dos estabelecimentos rurais respondem por 85,1% do valor bruto da produção rural (VPB) do país. Ou seja, cerca de 400 mil produtores rurais comandam o agro tecnológico e competitivo do Brasil.

A maioria fica à margem do sucesso. Uma discrepância inaceitável.

Sistemas oficiais de extensão rural e de assistência técnica, exitosos no passado, não têm sido eficientes em disseminar as novas tecnologias no agro. Surgiu um sério dilema.

Um dos grandes entraves para a inclusão tecnológica reside na baixa educação formal dos agricultores brasileiros. O Censo Agropecuário trouxe o quadro dessa verdadeira tragédia: considerando apenas os responsáveis pelos estabelecimentos, somam 54% aqueles considerados analfabetos ou de baixíssima escolaridade (1º grau incompleto). Somando-se os que terminaram o 1º grau, sobe para 70%.

São notórias as limitações que essa perversa realidade educacional trás na adoção de novas tecnologias. Ainda mais considerando a sofisticação típica do mundo digital. Muitas vezes, apenas os filhos serão capazes de manusear novidadeiras e complexas tecnologias. Nem sempre, porém, eles permaneceram com seus pais tocando o sítio familiar.

Nessas condições, como acelerar o empreendedorismo no agro?

Uma das respostas é dada pela Coopavel. Cerca de 12 mil visitantes são esperados, por dia, em seu Show Rural. O mais interessante é vê-los chegar de ônibus, em excursões de produtores rurais. Após um dia inteiro, cansativo e cheio de novidades, retornam compartilhando seu aprendizado com a comitiva.

Cooperativismo é isso. Mais que negócios, favorece a promoção humana.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de Xico Graziano
Últimas postagens de Xico Graziano