Imagem: Reprodução
Vídeo gravado pelas câmeras de segurança do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Laranjeiras do Sul, revela o momento em que o tornado se formou e avançou em direção a Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná.
As imagens, registradas na sexta-feira (7), foram feitas em formato time-lapse, ou seja, com velocidade acelerada, e mostram o deslocamento da supercélula, um tipo de tempestade caracterizada pela rotação intensa e pela presença de um mesociclone, corrente de ar ascendente em espiral dentro da nuvem.
O registro, feito entre 18h e 18h16, impressiona pela dimensão e força do fenômeno. As câmeras ficam na zona rural de Laranjeiras do Sul, a cerca de 5 quilômetros de Rio Bonito do Iguaçu. O vídeo foi analisado pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) e divulgado nesta segunda-feira (10).
De acordo com o Simepar, o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi classificado como F3 na Escala Fujita, com ventos entre 300 e 330 km/h. O órgão também confirmou outros dois tornados no mesmo dia: um em Guarapuava, com ventos de até 250 km/h, e outro em Turvo, com rajadas próximas de 200 km/h.
O desastre provocou seis mortes e cerca de 750 feridos, sendo que 22 pessoas permaneciam internadas até a manhã desta segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros informou que as buscas e atendimentos de emergência foram encerrados, e o foco agora é o cadastramento e o apoio às famílias atingidas.



Imagens: Simepar
Igor Vieira sob a supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642