O Banco Central divulgou a nova Taxa Selic que aumentou para 14,25%. A taxa vai regular a nossa economia pelos próximos 45 dias, ou, até a próxima reunião do Comitê de Política Monetária.
A Selic vai servir de base para a remuneração dos investimentos e para precificação das linhas de empréstimo e financiamentos.
Ou seja, quem precisa acessar uma linha de empréstimo, vai pagar mais caro por isso. Já em contrapartida quem empresta vai passar a ganhar mais nos investimentos.
O alerta vai para quem possui empréstimo ou financiamento ativo, pois o Banco Central já sinalizou que as taxas vão continuar subindo
"Então se o seu empréstimo, por exemplo, está anexado a taxa de juros a sua parcela vai aumentar".
O Banco Central eleva a taxa com o objetivo de controlar a inflação. Quando os juros sobem, as pessoas e empresas sentem-se motivados a deixar os recursos no banco para ganhar mais.
Levando para a prática, no final há menos dinheiro circulando, menos consumo e a tendencia é que os preços dos alimentos, bens e serviços diminuam.
Imagem Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642