Policial

Após quase 8 anos, 19 pessoas são denunciadas por rebelião na PEC

Caso aconteceu em 2017 e encerrou após 43 horas com duas pessoas mortas


Imagem de Capa

Portal Catve.com

Após quase 8 anos da rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), a Justiça do Paraná aceitou a denúncia do Ministério Público contra 19 pessoas envolvidas nos atos ocorridos entre 9 e 11 de novembro de 2017.

A rebelião durou mais de 40 horas. Duas pessoas foram mortes e três agentes foram feitos de reféns. Um preso foi morto e teve a cabeça decapitada e o coração arrancado e exibidos pelos rebelados.

Os homens foram denunciados pelos crimes de organização criminosa, homicídio qualificado, tortura, tentativa de homicídio e vilipêndio de cadáver. Três suspeitos morreram durante o processo.

Os detentos, na época, tomaram o Bloco 1 da Unidade e na sequência foram para os outros blocos, onde renderam mais dois detentos. Eles estavam armados com itens de segurança que tomara dos agentes rendidos, como algemas, canivetes, rádios comunicadores.

Segundo a denúncia do Ministério Público, "os rebelados permaneceram reunidos e concentrados, durante o maior tempo da rebelião, no telhado da Penitenciária onde expuseram, agrediram e torturaram alguns reféns, decapitaram e violaram o cadáver de uma das vítimas. O vídeo da cabeça do detento decapitado foi enviado pelos detentos, via aparelho celular, do interior da PEC para a hierarquia superior do PCC, fora da penitenciária, tendo os primeiros diálogos registrados ocorrido na noite do dia 9-11-2017, enquanto a rebelião estava acontecendo. Os presos estenderam sobre o telhado uma bandeira com a inscrição "PCC 1533"13, com referência a uma das maiores Organizações Criminosas existentes no Brasil, o Primeiro Comando da Capital, cuja maioria dos rebelados é faccionada ou simpatizante".

A rebelião foi encerrada no dia 11 de novembro de 2017, três dias após o início.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública da época, Wagner Mesquita, ele afirmou que a causa da rebelião foi uma guerra de facções criminosas. "A nossa análise preliminar é que trata-se de ação do crime organização", afirmou Mesquita.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Policial
Últimas notícias de Policial