JC
A Câmara, Ministério Público, Procon e Copel voltaram a se encontrar novamente: a audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (14) para esclarecer quais ações foram realizadas pela empresa de energia após o aumento nas contas de luz em Cascavel, no Oeste do Paraná. A situação gerou diversas reclamações da população.
"A Copel reviu o sistema de implantação desses medidores e admitiu que aconteceram diversos erros na implantação destes equipamentos que resultaram em prejuízo ao consumidor. Hoje mesmo, eles apresentaram um gráfico demonstrando um pico de reclamações completamente fora do usual e o reconhecimento de procedência dessas reclamações", falou a promotora Larissa Batistin. Ela explica ainda que mais de 400 consumidores tiveram valores devolvidos por terem pago a mais, inclusive em dobro.
"Reconhecer isso foi um importante passo da companhia para reestabelecer a confiança com os consumidores, uma vez que se trata de um bem essencial para a população, que é a energia elétrica", completou a promotora.
O superintendente comercial da Copel, Breno Castro, também participou da reunião e falou sobre os trabalhos realizados para resolver os problemas. Segundo ele, houve sim uma falha, em alguns casos na leitura e em outros casos no momento da substituição do medidor. "O medidor nunca teve problema, o que teve problema foi a troca do medidor anterior, que acabou gerando aquela quantidade de erro", explicou.
Ele completa ainda explicando que a empresa vem refazendo todos os faturamentos que foram equivocados. A Copel diz que irá manter os profissionais até dezembro trabalhando em Cascavel para resolver o problema, e que encaminhou 108 equipamentos a uma empresa contratada para realizar a aferição metrológica. De acordo com eles, nenhum apresentou qualquer tipo de inconsistência.
Além disso, o Ministério Público também pediu para que uma aferição seja feita para testar esse trabalho.
Confira os detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Deivid Souza | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642