Cotidiano

Você sabe por que há cobrança da taxa de uso do sistema da Copel?

Equipe de reportagem da Catve procurou esclarecer dúvidas com a empresa


Imagem de Capa

EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

Muitas pessoas, quando recebem a fatura da conta de luz, prestam atenção em dois detalhes: data de vencimento e o valor dela, mas é importante ficar atento a outras informações e isso vale para a fatura Digital ou impressa. Foi o que fez um telespectador do Programa EPC que entrou em contato por meio de uma mensagem. 

"No EPC vi o Jorge fazer um comentário sobre a conta de energia da casa dele que subiu vertiginosamente. Estou enviando a minha. Não subiu tanto, mas o que me deixa mais indignado é o valor cobrado pela Copel pelo uso do sistema. O consumo de energia em março foi de $ 127,77. O uso do sistema foi de R$ 140,02. Quer dizer, pago mais pelo uso do sistema do que pelo meu consumo. Poderiam fazer uma matéria questionando isso à Copel", mandou o telespectador. 

A equipe de reportagem da Catve procurou a companhia para entender o que é essa taxa e por que é tão alta.

O que responderam?

Segundo a Copel, as taxas integram o valor total da fatura. Uma é o consumo de energia e a outra é a tarifa de uso do sistema de distribuição, que é aquela que representa o custo com a infraestrutura do sistema de distribuição da energia elétrica, a operação e manutenção do sistema.

Mas, por que ela é mais alta que o consumo?

"O valor total da tarifa hoje, residencial, é de 0,82, a tarifa de energia representa 0,38 centavos e a tarifa de uso de sistema de distribuição é 0,44. A soma das duas dá a tarifa residencial", explicou Breno Castro, superintendente comercial da Copel.

Segundo a companhia, desde 2013 esses valores da tarifa de energia e a tarifa de uso de rede são descritos na fatura determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Reclamações ao Procon

As reclamações feitas ao Procon em Cascavel por consumidores que questionam o valor da conta após a instalação dos medidores inteligentes, continuam. Nos últimos cinco dias, o número de atendimentos dos funcionários do órgão de defesa do consumidor e dos funcionários da Copel na sede do Procon, chegou a quase 500. Média de mais de mais de 70 por dia.

Confira os detalhes no vídeo:

Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano