Comerciantes que têm estabelecimentos nas proximidades do novo Centro POP de Cascavel, instalado recentemente na parte central da cidade, têm expressado preocupação com a falta de segurança na região. Segundo relatos, pessoas em situação de rua estariam utilizando a frente dos comércios como ponto de permanência e uso de drogas. A cena foi gravada pelas câmeras do prédio que fica na rua Santa Catarina.
De acordo com o fisioterapeuta Mateus Dreher, a presença constante de indivíduos sentados em frente às clínicas e lojas tem afastado clientes. "Eu mesmo, se fosse procurar uma clínica e tivesse três pessoas sentadas na porta, eu não entraria", afirmou. Ele contou que já ouviu reclamações de pacientes e outros donos de empresas vizinhas.
As imagens registradas por câmeras de segurança mostram pessoas saindo do Centro POP e se acomodando na calçada dos estabelecimentos logo em seguida. Além disso, há queixas de abordagens a pedestres com pedidos de dinheiro e outros incômodos.
Outros comerciantes também relatam prejuízos, especialmente donos de restaurantes, que dizem ver seus clientes sendo importunados na entrada dos estabelecimentos.
Segundo os moradores, o policiamento na região é fraco. "É raro ver uma viatura passar por aqui", disse. Eles também comentaram sobre a visita recente do prefeito ao local, que ocorreu no fim do expediente do Centro POP. "Ele veio depois das 17h e disse que estava tudo tranquilo, mas nesse horário já não tem ninguém na rua. A realidade é outra", desabafou.
O apelo dos comerciantes é por mais segurança, com policiamento constante, inclusive fora do horário de funcionamento dos comércios. Eles também pedem diálogo com o poder público. "Queremos ser ouvidos. Precisamos de uma reunião de verdade, com a presença do prefeito, para mostrar fotos, vídeos e relatar tudo o que está acontecendo", concluiu.
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642