Cotidiano

Audiência pública discute futuro endereço do Centro Pop em Cascavel

Encontro será realizado nesta quarta-feira (02), às 19h


Imagem de Capa

Catve

Audiência pública será realizada na Câmara Municipal de Cascavel a partir das 19h na noite desta quarta-feira (02), para discutir a mudança do Centro Pop para região Central.

O local ainda não está definido, mas há possibilidade de transferir o Centro Pop, onde funciona atualmente o Creas Sul, gerou muita polêmica nos últimos dias. Atualmente o espaço fica localizado no bairro Santa Felicidade, na rua Sargento José Bernardo Rosa. Um local distante da área central.

O Centro Pop não faz acolhimento, mas sim, atende pessoas em situação de rua durante o dia, das 7h às 19h. No local são oferecidas quatro refeições: café, almoço, lanches, lanche da tarde e jantar. Também é possível tomar banho e lavar roupas.

Uma mulher que aceitou acolhimento, foi levada para o local pela manhã desta quarta-feira (02), ela quer um encaminhamento para clínica de reabilitação, porque admitiu ser usuária de drogas.

Para os moradores em situação de rua, o serviço é essencial, já para quem reside no Santa Felicidades, a presença de um Centro Pop nas proximidades, às vezes se torna incômodo. Já que durante a noite, eles ficam circulando pelo bairro.

Antes de mudar para o Santa Felicidade, o Centro Pop já funcionava no espaço na Rua Vitória, no bairro Alto Alegre. Os comerciantes, chegaram a fazer uma abaixo assinado para que ele fosse retirado daqui. Eram muitos problemas, com moradores em situação de rua. Depois que o Centro Pop saiu do local, a comerciante disse que consegue trabalhar tranquilamente.

A possibilidade de mudar o Centro Pop de local mais uma vez, só que agora para a região Central, onde atualmente funciona o Creas Sul, tem gerado polêmica. Inclusive a comunidade escolar, se manifestou contrária, porque o local fica perto de escolas e colégios.

O município pretende transferir o Creas para outro local, e assim o espaço ficaria desocupado, podendo receber um outro serviço, neste caso seria o Centro Pop. Mas, como o prédio foi construído com recursos do Fundo de Infância e Adolescência Municipal, precisa de autorização do Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) enviou uma nota de esclarecimento e disse que não possui competência legal para decidir sobre os locais onde o serviço de política da Assistência Social serão implantados, no entanto, a solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social para utilização do prédio do Creas Sul para o Centro Pop, foi motivada pelo fato de que o imóvel foi construído em recursos do Fundo de Infância e Adolescência estadual e municipal . A decisão do conselho de aprovar a utilização do prédio foi para facilitar a transferência do Crea Sul para uma área mais próxima dos bairros com maior demanda de atendimento.

Na nota, o CMDCA disse que a secretaria de assistência social também solicitou a autorização para o uso do espaço físico do Crea Sul para o Centro Pop. Mas que no entanto o Conselho Estadual ainda não se posicionou sobre essa solicitação, por isso, o município não possui ainda a aprovação necessária para o uso do imóvel para a instalação do centro pop.

O Centro Pop precisa sair do bairro Santa Felicidade, já que um dos critérios de atendimento da oferta deste serviço é que ele seja localizado na área central da cidade. O município inclusive já visitou três espaços, dois deles precisaram de muita adaptação, e outro imóvel, o município aguarda pelo retorno do proprietário sobre valores do espaço.

Além disso, outra motivação para a mudança de endereço, segundo a Assistente Social, Poliana Lauther, é de que o atual prédio seria considerado irregular. Outra necessidade para a mudança de endereço para a região Central, é que esse serviço seria ampliado.

O convite é para que a população participe da audiência.

Confira os detalhes na reportagem:


Reportagem por Déborah Evangelista | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano