Catve
Nesta sexta-feira (4), mais uma vez, moradores e empresários protestam contra a mudança do Centro Pop. A unidade ficava no bairro Santa Felicidade e foi transferida para um imóvel localizado na rua Santa Catarina, região central de Cascavel. A população reclama da decisão e alega insegurança.
No novo endereço, pessoas com faixas e cartazes contendo frases de protesto contra a instalação da unidade. Veja as imagens no vídeo acima;
As pessoas dizem que temem pela segurança do local. "Se é para ter algo aqui assim, então tem que ter mais segurança", comentou Tatiane Tartari.
O assunto também foi motivo de questionamentos na Assembleia Geral da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), realizada nesta manhã. O Secretário de Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, está na cidade e foi questionado sobre o assunto.
Carboni veio para conversar com os prefeitos sobre os projetos que a pasta tem à disposição dos municípios. No entanto, a polêmica acabou fazendo parte dos questionamentos. O Secretário reconhece a dificuldade de tomar decisões sobre uma unidade de acolhimento, mas disse que confia na escolha da Prefeitura de Cascavel.
Para os pequenos municípios, a dificuldade de acolher moradores de rua é muito maior. Sem recursos e sem espaço físico para atender a demanda, que claramente é bem inferior às cidades grandes, os prefeitos acabam mandando os vulneráveis para outras cidades.
A única saída para as cidades pequenas é trabalhar com a demanda regional, como, por exemplo, uma casa temporária de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica que será construída em Toledo, com 40 vagas.
Confusão
Durante o protesto nesta sexta-feira, um momento tenso também foi registrado. Um dos acolhidos gritou com manifestantes e o segurança da unidade precisou retirar o cidadão do local.
Apesar da confusão, a manifestação seguiu de forma pacífica.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642