Catve
O município de Cascavel ainda não tem um novo endereço para o Centro POP, local que oferece atendimento para pessoas em situação de rua durante o dia. O assunto já foi bastante discutido, mas, por enquanto, nenhum consenso.
Existe uma expectativa de que, nos próximos dias, o endereço seja definido. Atualmente o Centro POP fica no bairro Santa Felicidade e tem uma estrutura improvisada, mas, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, a região central de Cascavel foi a escolhida para abrigar o novo espaço.
A história já gerou muita polêmica quando surgiu a possibilidade de ser nas proximidades do Colégio Estadual Wilson Joffre. O assunto foi encerrado, mas a prioridade continua sendo a área central da cidade.
Segundo a Secretaria de Assistência Social, a mudança deve ser feita em cerca de 30 ou 40 dias e três ou quatro áreas estão sendo analisadas.
A assistente social Poliana Lauther, explicou que ainda estão procurando um local: "Nós ainda estamos procurando um local, estamos em análise, mas estamos muito próximos de definição, ele será na região central da cidade, contudo, como se trata de um imóvel locado, então a gente tem que atender algumas especificidades, orientações técnicas de como que deve funcionar esse serviço", disse.
Ela também comentou que é necessário encontrar um imóvel adequado para não ter problemas com os processos de fiscalização. "Nós temos olhado muitos imóveis, temos buscado adequação e, em breve, a gente fará a mudança para o centro da cidade, só que ainda não tem um endereço, um local certo para te repassar".
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social explicou que a definição do endereço é trabalho da secretaria: "O Conselho aprova o local após a escolha da Secretaria, mas isso é um trabalho da Secretaria de Assistência Social. Depois vem para o Conselho, para o Conselho aprovar ou não", disse.
Segundo Poliana Lauther, o prédio precisa ter algumas especificações. "Precisa ter salas de atendimento, um refeitório, banheiros para tomar banho, um local que eles possam lavar as suas roupas, a sala de atendimento técnico para o assistente social fazer o atendimento quando eles chegam, então isso envolve uma organização", disse.
O processo é um pouco demorado, porque quando o município encontra o local, é preciso buscar essa readequação. "Quando é um imóvel locado, ele tem uns trâmites maiores para a gente seguir", completou.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642