Cotidiano

Mudança do Centro Pop: população alega falta de diálogo e insegurança

MP diz que unidade tem que ser em área de maior circulação de pessoas em situação de rua


Imagem de Capa

Catve

A transferência do Centro Pop de Cascavel, do bairro Santa Felicidade para um imóvel na Rua Santa Catarina, região central da cidade, gerou indignação entre moradores e comerciantes. Eles protestam contra a instalação do serviço no local, alegando falta de diálogo, risco de insegurança e prejuízos ao comércio.

A Prefeitura afirma que a mudança atende a uma recomendação do Ministério Público (MP), mas a justificativa é contestada. O MP teria apenas orientado que o espaço fique em local de fácil acesso, sem especificar a região.

Não é a primeira vez que o assunto gera revolta. Quando a possibilidade de mudar para as proximidades do Colégio Wilson Joffre entrou em discussão, a comunidade escolar também protestou.

Na manhã desta terça-feira (1º), o frio não tirou a vontade do grupo de comerciantes, empresários e trabalhadores da região central se manifestar contra a escolha do novo endereço, que fica no trecho entre a rua Carlos de Carvalho e a rua Souza Naves na Santa Catarina.

Para demostrar a insatisfação, eles levaram cartazes com frases que indicam a revolta. O local escolhido fica próximo de clínicas médicas, instituições de ensino e comércio em geral. Além da movimentação de carros e pessoas, que é bem considerável durante todo o dia.

O fato de não terem sidos consultados, deixa os moradores e trabalhadores ainda mais revoltados com a decisão do executivo. E caso a prefeitura decida garantir mais segurança para a região, a resposta dos moradores continua sendo negativa.

Há 15 anos no local, o comerciante Eliomar Guilherme, dono de uma lanchonete que fica na rua onde o serviço foi implantado, diz que a região já enfrenta problemas relacionados à presença de pessoas em situação de rua. E a empresária Vera Lúcia de Silveira, que tem uma ótica próxima ao local, conta que o sentimento dela é de insegurança.

A mudança foi anunciada na sexta-feira (27) e mobilização para o novo endereço iniciou na última segunda-feira (30). De janeiro até junho de 2025 o Centro Pop já atendeu 1.300 moradores em situação de rua, sendo que menos de 150, são de Cascavel.

Apesar da transferência ser uma recomendação do MP, no documento enviado diz que o planejamento e a coordenação do processo de implantação devem ser com base na prévia elaboração de um estudo que identificará as áreas de maior concentração e trânsito de pessoas em situação de rua. Além da recomendação para ser em local de fácil acesso.

Em um mapa divulgado pela prefeitura, as pessoas em situação de rua aparecem com maior frequência nos locais indicados em vermelho, laranja e amarelo. Uma maior concentração pode ser identificada nos bairros Coqueiral, Maria Luiza e na região central, próximo a prefeitura.


Em nota, a secretaria reforça que a escolha do local e a instalação seguem critérios técnicos alinhados a Política Nacional de Assistência Social, buscando garantir direitos, promover a dignidade e oferecer soluções efetivas para superação da situação de rua, sempre com responsabilidade e respeito à comunidade.

A nota também diz que a mudança atende a recomendação do MP para que a unidade seja instalada em áreas de maior concentração e trânsito dessas pessoas. E que, a partir da avaliação e orientações que trazem a exigência da instalação em um lugar acessível, foi transferido para o centro, para que a regularização seja feita.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Deivid Souza | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano