A Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC) divulgou uma nota oficial em que se posiciona contrária à instalação do Centro Pop na região central da cidade. O centro de atendimento a pessoas em situação de rua foi recentemente transferido do bairro Santa Felicidade para um imóvel na Rua Santa Catarina, o que tem gerado repercussão entre comerciantes, moradores e representantes do poder público.
No comunicado, a ACIC afirma que representa a preocupação de empresários e associados com os possíveis impactos da nova localização sobre o ambiente de negócios, a segurança e a dinâmica comercial do Centro. A entidade reconhece a importância de políticas públicas voltadas à população vulnerável, mas defende que a estrutura seja realocada para outro ponto da cidade.
A nota também sugere que o município busque uma área mais adequada, que permita o atendimento digno às pessoas em situação de rua sem prejudicar as condições de funcionamento do comércio local.
Confira a nota:
"A Associação Comercial e Industrial de Cascavel, cumprindo seu papel de bem representar os interesses dos associados e empresários locais e de contribuir com o desenvolvimento harmônico da cidade, manifesta-se contrariamente à instalação do Centro Pop — Centro de Atendimento a Pessoas em Situação de Rua — na região central de Cascavel.
Os associados da entidade expressam preocupação com a escolha do local, situado em uma área caracterizada por intenso fluxo de pessoas, grande concentração de estabelecimentos comerciais e prestação de serviços. A presença de uma estrutura com esse perfil nesse local pode trazer impactos indesejados ao ambiente de negócios, à percepção de segurança e à dinâmica do comércio local.
A Acic reconhece e apoia a importância de políticas públicas voltadas ao acolhimento e à reinserção social da população em situação de vulnerabilidade. No entanto, reitera que o local previsto não é o mais adequado para a instalação do Centro Pop, especialmente por se tratar de uma zona estratégica para o desenvolvimento econômico da cidade.
Dessa forma, a entidade reforça a necessidade de que o município reavalie o projeto e identifique outra área, mais apropriada, que permita o atendimento digno das pessoas em situação de rua, mas que também preserve as condições de funcionamento e expansão do comércio e dos serviços no centro de Cascavel".
Diego Hellstrom/Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642