Cotidiano

É falso vídeo que mostra cabeças de gado arrastadas por enchentes no RS

Checagem feita pelo Portal Catve.com verificou que filmagem é antiga e foi captada no México


Imagem de Capa

Foto: Montagem/Catve.com

É falso o vídeo que mostra as cabeças de gado sendo arrastadas por enchentes no Rio Grande do Sul. As imagens, na verdade, foram registradas no México durante a passagem do furacão Hanna em 2020, o qual também causou danos nos Estados Unidos. (Telejornal apresentado em espanhol noticiou o ocorrido corretamente. Assista acima).

Na publicação feita no X (antigo Twitter), o propagador de notícias falsas escreve: "OS ANIMAIS NAS ENCHENTES. UMA TRAGÉDIA TAMBÉM PARA ELES.

A tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul, ao que tudo indica, terá dimensões nunca antes vistas.

Além dos enormes danos aos humanos, as criações de animais também sofrem muito. As imagens do vídeo mostram o gado sendo levado pelas águas.

Antecipo, não cabe nenhuma espécie de sátira, pois é muito triste".


Até às 10h52 desta quinta-feira (16), a publicação mentirosa não foi removida da rede social, que inseriu apenas uma nota da comunidade afirmando que o vídeo foi gravado em Tocantins em 2022, o que também é falso.

Como é possível saber que o vídeo é falso?

  1. Utilizando o serviço de imagens do Google, é possível verificar todas as checagens já feitas por agências e veículos de comunicação sobre um fato em específico, neste caso o rebanho arrastado;
  2. Conforme checagens feitas pelas agências Newschecker, Reuters e a France-Press (AFP), a filmagem circula na internet desde 2020, antes da tragédia climática que atingiu os municípios gaúchos, portanto, a publicação é falsa;
  3. Segundo a AFP, Uma busca no Google por "Las Varas Nayarit" também levou a uma página de Facebook com o mesmo nome.
  4. Ao final de uma vídeo mais longo do que o viral, dois homens questionam se uma das vacas estaria viva ou não. Segundo comentário publicado na mesma página, os animais foram resgatados e nenhum morreu.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano