No Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, foi instalado um novo sistema de pouso por instrumentos: o ILS Categoria 1, conhecido como CAT I. O investimento no equipamento foi de R$ 14,2 milhões.
A intenção é garantir segurança e continuidade das operações em dias de baixa visibilidade, permitindo aos pilotos alinhar a aproximação com muito mais precisão e reduzindo os riscos de voos cancelados ou desviados.
O Aeroporto de Cascavel não possui ILS e não deverá receber um, pelo menos não na categoria CAT I.
"O ILS na categoria que Londrina instalou não traria muitos benefícios para Cascavel, porque hoje o aeroporto já conta, na sua cabeceira predominante, com uma aproximação que quase se iguala ao equipamento de Londrina em termos de precisão", explica Jocemara Lopes, diretora aeroportuária.
Londrina, com o ILS, passou a operar com 218 pés de mínima de aproximação. Cascavel, mesmo sem o sistema, já opera com 265 pés na cabeceira predominante.
O Aeroporto de Guarulhos cancelou 70 voos devido às condições meteorológicas. Um deles, inclusive, chegaria a Cascavel na tarde desta quarta-feira (10) — e o local possui ILS. Ou seja, segundo a diretora, esse tipo de equipamento não impede totalmente cancelamentos.
Em Cascavel, de 2024 a 2025, foram registrados cerca de 40% menos cancelamentos. Jocemara ressalta que outro tipo de tecnologia deverá ser instalada na cidade.
"Cascavel poderia ter um ILS, sim, mas em uma categoria superior à de Londrina, que seria o ILS Categoria 2, com mínima de 100 pés na aproximação. Mas nós, já prevendo a instalação e a parte de desapropriação, estamos com um protocolo junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo solicitando um procedimento RNP AR", afirmou Jocemara.
Confira mais detalhes no vídeo:
Reportagem de Patrícia Cabral | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642