Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, divulgou um vídeo neste domingo (12), por meio de rede social, alertando a população sobre o risco de elevação dos rios e novas enchentes.
O alerta diz que as chuvas que atingem o estado gaúcho desde sábado (11) devem seguir pelos próximos dias, podendo aumentar o nível do Rio Taquari, Rio Caí e Rio dos Sinos e, assim, causar novas enchentes em pontos já afetados.
"As localidades que são afetadas, são aquelas que já foram atingidas nesses últimos dias. Mas, infelizmente, toda essa água vai atingir de novo altos níveis, porque já temos esse volume desses rios altos", explica.
Porto Alegre, capital do RS, também deve ser novamente afetada. A chuva desce por meio do Rio Jacuí e chega até o Guaíba, fazendo com que o nível aumente de forma expressiva. Inclusive, podendo até mesmo passar do nível mais alto já registrado.
"Não é hora de voltar para casa. Não é hora de estar em áreas de risco", insiste.
As áreas em encostas de morros precisam ser evitadas neste momento, pois com o solo encharcado, os riscos de deslizamento só aumentam, especialmente, na Serra Gaúcha e Região dos Vales.
"É hora de se colocar todos em segurança. Entre segunda (13) e terça-feira (15) ainda teremos esses riscos e a movimentação dessa água, alagando e inundando essas localidades", comenta.
A precupação em relação a região Sul do estado também é monitorada pelo Governo, segundo Eduardo Leite. "A Lagoa vai invadindo várias localidades como os municípios São Lourenço do Sul, Pelotas, São José do Norte, Rio Grande".
O Governador ainda reforça a importância da população se manter longe das áreas afetadas e, assim, evitar riscos. "A gente pede a todos que acreditem nos alertas e evitem o risco", conclui.
NÍVEL DOS RIOS
***atualização 17h45
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642