Foto: Reprodução/Redes Sociais
Um idoso, de 69 anos, foi encontrado morto após o carro em que ele estava ser arrastado pela força da correnteza durante temporal em Paverama, no Rio Grande do Sul. Segundo a Defesa Civil, um passageiro, de 65 anos, que estava com ele está desaparecido.
Ainda de acordo com o último boletim divulgado pelo órgão nesta manhã de terça-feira (30), 65 municípios haviam reportado algum tipo de dano ou ocorrência decorrente das chuvas intensas.
Ocorreram vendavais, descargas elétricas, movimentos de massa, queda de granizo, alagamentos em áreas urbanas e transbordamento de córregos, arroios e rios em diversos municípios e, ainda, interrupções de estradas em razão de queda de barreiras e outros danos.
No estado, há 127 pessoas em abrigos públicos e outras 107 desalojadas (que saíram de casa e procuraram abrigo em casas de parentes e amigos).
As equipes da Defesa Civil do Estado seguem apoiando as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil nos municípios afetados.
Estradas interditadas
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que a chuva causou o rompimento da BR-290, no km 132, em Eldorado do Sul. O caso aconteceu entre a entrada de Charqueadas e o Guaíba Country Club.
Em Santa Tereza, a correnteza do rio arrastou a ponte enquanto a prefeita, Gisele Caumo, mostrava os efeitos severos da chuva. Confira, logo abaixo, os trechos interditados no Rio Grande do Sul.
Tornado
Segundo o Met Sul Meteorologia, conforme é possível ver nas imagens, um tornado atingiu a zona rural do município gaúcho de São Martinho da Serra.
Os moradores da região mostraram o tornando avançando sobre a lavoura e a os danos causados na propriedade.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, os danos se concentraram em um estabelecimento rural, onde o vento forte associado ao tornado causou destelhamentos de um galpão e outros danos menores. Ninguém ficou ferido.
Apoio do Governo Federal
O Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do Brasil, Paulo Pimenta, em nome do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, colocou o Governo Federal à disposição do Governo do Rio Grande do Sul e dos municípios gaúchos.
"Nós daremos todo apoio às comunidades e às prefeituras. E nesse momento, em que ainda teremos mais chuvas, peço a todos vocês tranquilidade. Sigam as orientações da Defesa Civil", afirma.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642