Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas
A enchente piorou muito nas últimas horas no Sul do Rio Grande do Sul e atinge agora marcas jamais antes registradas com a elevação acentuada das águas da Lagoa dos Patos, que recebe o volume extraordinário de água vindo dos rios do Centro e da Metade Norte do estado, além do Rio Camaquã.
O Canal São Gonçalo, em Pelotas, atingia no começo da manhã de hoje a cota de 3,00 metros. Houve uma elevação superior a 20 centímetros desde ontem do canal, o que acabou por agravar as inundações na região.
O São Gonçalo superou na noite de quarta-feira a cota máxima da enchente de 1941, que já havia sido igualada no domingo, de 2,88 metros, ao atingir 2,89 metros e seguiu subindo durante a madrugada desta quinta-feira até alcançar os 3,00 metros. De acordo com a Prefeitura de Pelotas, o número de pessoas mantidas em abrigos administrados pelo município subiu e deve se elevar ainda mais com o agravamento das enchentes. São 673 abrigados, além dos milhares em casas de amigos e familiares e em abrigos mantidos por voluntários.
Em São Lourenço do Sul, a enchente da lagoa também é recorde. O nível da Lagoa dos Patos ultrapassou a marca história de 1941, de 2,80 metros. No final da tarde de ontem, a régua em São Lourenço indicou 2,81 metros às 18h.
Clique aqui e leia o texto do Instituto Meteorológico MetSul na íntegra.
MetSul
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642