Esporte

Cascavel 73 anos: fábrica de protagonistas do esporte mundial

Força e paixão que brilham nas quadras, campos, ringues e ginásios da cidade


Imagem de Capa

Foto: Catve

Torcida, carro, luta, força ou paixão? Cascavel é uma cidade que pulsa, que desafia, que conquista, que luta, que corre.

Energia e habilidade. A cidade que completa 73 anos de vida também se destaca pela força do esporte. Aqui, tem paixão de sobra por todas as modalidades. Crianças, jovens, adultos e idosos, pode escolher a faixa etária.

Nos últimos anos, Cascavel tem se tornado um verdadeiro celeiro de talentos. Vitória só tem 13 anos, mas mesmo com pouca idade já vivenciou experiência incríveis. A atleta do Kickboxing é reconhecida mundialmente.

Vitória nasceu em Marechal Rondon e veio para Cascavel ainda pequena. Foi aqui na cidade, que ela foi apresentada às lutas. Mas foi Cascavel, que impulsionou a lutadora para as principais conquistas na carreira vitoriosa, que está só começando.

Atualmente, ela é a segunda melhor do mundo em sua categoria no Kickboxing. Recentemente, foi medalha de ouro e de bronze no Sul-americano do Chile.

A dedicação da Vitória é motivo de orgulho para quem trabalha com ela no dia a dia e há vários anos. O resultado pode ser motivo de comparação com a cidade em que ela vive, pois mesmo muito nova, se desenvolveu rapidamente e ao olhar para o futuro não tem como não pensar alto.

Com uma infraestrutura esportiva, que ainda pode evoluir muito mais e o apoio de instituições locais, Cascavel leva o nome para grandes competições nacionais e internacionais, na modalidade coletivas ou individuais, na maioria das vezes em posição de destaque.

O Jhonatan também é das artes marciais mistas, que não para de atrair praticantes.

A cidade que já revelou verdadeiros campeões não tira o pé do acelerador e contorna um futuro promissor, em alta velocidade. Igual um piloto fazendo com perfeição as curvas do circuito mais desafiador do país. Quando o assunto é automobilismo, o autódromo de Cascavel está sempre em pauta. E, quando falamos de velocidade, não tem como não lembra do Tricampeão brasileiro da Stock Car, Angelo Giombeli.

Estamos na terra da Cascavel de Ouro, a prova mais conhecida do calendário brasileiro. Todos os pilotos do país já ouviram falar dela e um dia sonharam com a cobrinha dourada no troféu. Mas o privilégio é de poucos e quem consegue, guarda um troféu com a cobrinha dourada em um cantinho especial na prateleira pode se considerar uma pessoa honrada.

Desistir é uma palavra que ainda não inventaram para os cascavelenses e conforme os anos vão surgindo, novos protagonistas aparecem, trazendo alegria e orgulho para a cidade. O Wesley começou a despontar para o karatê há pouco anos, mas já está entre os principais lutadores do mundo. A medalha reluzente, de bronze, é a conquista mais atual é do mundial que foi disputado há 10 dias em Lima, no Peru.

O trabalho aqui é poderoso para descobrir e desenvolver talentos. Wesley já foi campeão mundial e hoje tem a missão de transferir os conhecimentos com aqueles que dão os primeiros passos.

Sempre acreditando que o esporte é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e unir e realidades. Olha só o Bitelo, atualmente no futebol russo, foi aqui que ele deu um start na trajetória de sucesso.

Nos campos, a esperança de conquistar um título de expressão é meta para o futuro. O FC Cascavel bateu na trave duas vezes, em 2021 e 2023, sinal de é possível manter as esperanças altas. Nas quadras, o Cascavel Futsal já era o maior campeão do Paraná e nos últimos anos conquistou o que faltava para ficar gigante: a Liga Nacional de 2021 e duas Libertadores da América (2022 e 2023). No feminino, é Tricampeão estadual, Bicampeão da Liga Nacional e Bi da Libertadores. E não é só isso, Camila foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2023.

Em Cascavel, as alegrias tradicionalmente são compartilhadas. Também o futsal, o técnico Márcio Coelho foi escolhido o melhor treinador de futsal feminino do planeta também em 2023.

A força do esporte em Cascavel vai além das competições. É uma verdadeira celebração da união, da superação e do espírito esportivo.

A cidade se orgulha de seus atletas e mesmo sem o investimento dos sonhos, o cascavelense acolhe, abraça o sonho de quem defende a cidade. Para os próximos anos é preciso melhorar a aumentar a distribuição dos recursos, porque mesmo com todos os méritos ainda tem muitos atletas que sofrem, fazem promoções, ações, para levar a bandeira da cidade para outros lugares.

Somos uma cidade que sonha sim, mas acima de tudo que realiza. Com certeza, ainda veremos muitos talentos brilhando no cenário nacional. Esporte também significa qualidade de vida.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte