Cotidiano

Cascavel 73 anos: cidade que capacita profissionais para o futuro

Município se tornou referência em ensino superior no Paraná


Imagem de Capa

Imagem: Catve.com

A Cascavel de um século de vida será uma cidade moderna, conectada e diversa, pronta para os desafios do futuro, mas sem esquecer suas raízes. A Cascavel do amanhã está sendo construída hoje, com cada decisão, cada obra, cada plano. E assim, a cidade caminha para o horizonte, uma cidade que mistura tradição e inovação.

Há 30 anos, Cascavel era uma cidade em que muitos jovens, ao terminarem o ensino médio, tinham que deixar as famílias e viajar todos os dias em busca de uma formação superior. Gisele lembra muito bem disso, pois para se formar em psicologia a opção mais próxima era a 170 quilômetros.

Durante décadas foi assim, muitos jovens de Cascavel sonhavam com uma faculdade, mas isso significava se mudar para Curitiba, dependendo da carreira desejada, ou até para outras grandea cidades. Com poucas opções de ensino superior no município, era quase obrigatório fazer as malas e seguir para outros centros acadêmicos. Para a Gisele foram quatro anos de uma verdadeira jornada. A dificuldade era tão grande que ela foi personagem de uma campanha em 1993. Tudo para fazer com que novas oportunidades, novas universidade fossem construídas em Cascavel.

Agora, Cascavel não apenas mantém os jovens aqui. Mas, também se transformou em um polo universitário, atraindo estudantes de toda a região. Faculdades e universidades oferecem muitos cursos, em todas áreas, do direito a medicina, da educação física às engenharias, da comunicação às inovações, tecnologias, inteligência artificial, até cursos mais específicos e técnicos.

Tiago é baiano de ilhéus. A medicina o escolheu e ele escolheu Cascavel para o processo de formação.

Para acolher o Tiago e milhares de outros estudante, Cascavel iniciou essa mudança há cerca de 20 anos, o crescimento das instituições de ensino se confunde com o progresso da cidade. Hoje, além de oferecer cursos de graduação e pós-graduação, o município tem um papel importante na formação de profissionais que permanecem na região e contribuem para o desenvolvimento local e regional.

Universidades públicas e privadas oferecem cursos que atendem às demandas do mercado de trabalho, e Cascavel, que já foi dependente de outros centros educacionais, agora é referência em áreas como saúde, agronegócio, direito e engenharia.

O fluxo de alunos de fora também movimenta a economia local. A construção civil e o ramo imobiliário são os primeiros a sentirem as ondas positivas. Na região do loteamento FAG, muitos prédios foram construídos nos últimos anos para atender a demanda deste mercado.

Não só o aluguel de imóveis, mas os comércios em geral têm se beneficiado com o crescimento do setor educativo. Um restaurante se instalou na Avenida das Torres e o projeto nasceu de uma necessidade.

A FAG, por exemplo, movimenta diariamente milhares de estudantes. O Rodrigo trabalhou no departamento de compras do Centro Universitário durante seis anos, ele teve muito contato com acadêmicos e viu que faltava um tempero diferente na região. Hoje ele já serve cerca de 170 refeições por dia.

Realmente, o setor da educação em Cascavel impacta diretamente na economia da cidade, que recebe milhares de estudantes todos os anos, que consomem produtos e serviços, mexendo com vários setores do comércio e gerando empregos. O rodrigo precisou de cozinheiras. A Cleonice sabe cozinhar e quando decidiu se mudar para Cascavel no escuro, porque a filha queria curso arquitetura na FAG, encontrou a oportunidade que precisava logo de cara.

O crescimento naturalmente traz a concorrência junto. quando se instalou aqui há 15 anos com seu foodtruck, o Reginaldo conta que fazia 200 lanches por dia. Hoje a média é 60, reduziu por que a oferta aumentou, mas ele não reclama do desenvolvimento.

A expansão das universidades também trouxe inovação e tecnologia. Cascavel hoje oferece oportunidades para estudantes que querem tanto aprender quanto empreender, com diversos programas de apoio ao desenvolvimento de novos negócios. Caio se formou engenheiro civil na FAG em 2007, conseguiu uma bolsa para buscar experiências na Itália e há 13 anos voltou para cuidar do escritório da família.

Atento às transformações da construção civil, decidiu ser pioneiro. Agora ele é um incorporador imobiliário. No portfólio já tem cinco projetos e ano que vem deve lançar mais alguns.

As universidades daqui têm investido em pesquisa e inovação, com parcerias que ajudam a transformar ideias em startups. O incentivo à tecnologia é um dos grandes diferenciais de Cascavel como polo universitário.

Os 100 anos da cidade serão marcados por essa transformação e o futuro parece promissor, com a educação como um dos grandes motores de desenvolvimento.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano