Mesmo diante a situação de risco, moradores agiram rápido para tentar salvar as vidas que estavam em um apartamento tomado pelo fogo no Edifício João Batista Cunha em Cascavel, no Oeste do Paraná.
As chamas iniciaram no apartamento da torre 1, do prédio localizado na rua Riachuelo cruzamento com a Rua Antonina. Na situação cinco pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de quatro anos e dois bombeiros, e três precisaram de atendimentos após inalarem fumaça.
Patrick Simonetto é gerente financeiro e conta que no primeiro momento, com auxílio de vizinhos, a ação foi de tentar apagar o fogo. Segundo ele, em determinado momento os extintores não funcionavam mais e que tentaram descer para pegar mais, no entanto a fumaça escura já tinha tomado conta do andar.
No pavimento inferior, Patrick ressalta que estavam várias pessoas tentando socorrer as moradoras. Quando ele chegou ao local, ele percebeu que uma pessoa estava pendurada. A única coisa que podiam fazer naquele momento era acalmá-la para que não pulasse, nem fizesse movimento brusco, já que ela estava escorada em uma caixa de ar-condicionado.
"Ela se pendurou, ela saiu pela janela, se pendurou e as caixas do ar condicionado do apartamento ela escorou com o pé. O medo era ceder, mas como ela não estava fazendo esforço, então era melhor ela ficar quietinha. Ela estava fora da fumaça, foi mais a questão do pânico".
Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram rápido ao local para atendimento da ocorrência, tanto para extinguir o fogo, quanto para o resgate das vítimas feridas.
Estado de saúde das vítimas
Sueli Vieira dos Reis, de 51 anos, e Pietro José Dalmagro, de 4 anos, estão intubados e sedados no São Lucas Hospital Center, em estado grave, na UTI.
O menino apresenta queimaduras na região da pelve, pernas e mãos. Já Sueli sofreu queimaduras na face, vias aéreas, braços e pernas.
A vítima em estado mais grave é Juliane Suellen Ferreira dos Reis, de 28 anos, que teve de 80% a 90% do corpo queimado e apresentava fuligem na boca. Ela recebeu atendimento no local e foi levada ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop).
Três homens — de 32, 36 e 54 anos — que ajudaram no resgate das vítimas também precisaram de atendimento médico após inalarem fumaça. Eles foram socorridos por equipes do Samu.
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642