Catve
Depois de mais de duas décadas funcionando de forma improvisada sob a arquibancada do Estádio Pedro Basso, em Foz do Iguaçu, a Escola Municipal Lúcia Marlene Pena Nieradka está mais próxima de ganhar uma nova sede.
A construção está prevista para o Jardim Social, na Praça das Aroeiras, conforme reivindicação antiga da comunidade. A nova estrutura terá dois andares, 13 salas de aula, biblioteca, sala de informática, quadra coberta, refeitório, espaço multiuso, além de setores administrativos.
Duas inovações prometem se tornar padrão nas futuras escolas da rede municipal: uma sala de aula ao ar livre e um jardim sensorial, projetado especialmente para atender alunos neurodivergentes. "Esse espaço externo vai permitir novas possibilidades pedagógicas, como aulas de arte, pintura e atividades lúdicas em contato com a natureza", destacou a secretária de educação, Silvana Garcia.
A proposta original da escola previa apenas seis salas. Com a ampliação do atendimento para o período integral e aumento na demanda por vagas, o projeto foi readequado por determinação do prefeito General Silva e Luna. "Hoje, muitos alunos precisam ser deslocados para outras escolas. Com a nova unidade, será possível dobrar a capacidade atual", explicou Silvana Garcia.
A área total da construção será de 2.900 metros quadrados. O investimento estimado é de R$ 10 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Apesar da ampliação da estrutura, o novo orçamento representa um aumento proporcionalmente pequeno em relação ao valor anterior, que era de R$ 7 milhões.
Antes do início das obras, ainda é necessário concluir os projetos complementares — elétrico, hidráulico e de prevenção de incêndios — e obter as liberações legais, incluindo a do Corpo de Bombeiros. A licitação deve ser aberta em breve, e a previsão é de que a obra leve cerca de um ano e meio para ser finalizada, após o início.
"A escola atual funciona em condições bastante precárias, adaptada dentro de uma estrutura esportiva. Agora, vamos oferecer um ambiente adequado, seguro e acolhedor para o desenvolvimento das crianças", afirmou a secretária.
Reportagem Renan Gouvêa | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642