As obras de infraestrutura de uma cidade trazem melhorias para a mobilidade e mais qualidade de vida da população. Mas para que essas intervenções aconteçam algumas árvores precisam ser retiradas, é o preço do desenvolvimento.
A construção de uma nova ponte no bairro 14 de Novembro em Cascavel, no oeste do Paraná, era um pedido antigo da comunidade. O trânsito no trecho da Rua Souza Naves Sul já não comportava mais a quantidade de veículos, já que a região cresceu demais nos últimos anos, além disso sempre que chovia o rio transbordava e a rua ficava alagada.
Na semana passada as obras finalmente começaram, mas para a execução do projeto foi necessário derrubar algumas árvores. Mas existe uma lei ambiental para o corte, é preciso pedir autorização e apresentar um projeto de compensação.
Para construção de nova ponte, 32 árvores precisam ser removidas.
Em intervenções importantes, o Instituto Água Terra (IAT) geralmente autoriza a derrubada, porque esses casos são considerados de utilidade pública e interesse social.
Só no ano passado, o município fez a compensação de pelo 1000 árvores para o ganho, conforme a legislação ambiental. Só na Avenida Carlos Gomes, por exemplo, a maior obra realizada em Cascavel no último ano, muitas árvores também precisaram ser retiradas para a revitalização.
Reportagem Déborah Evangelista | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642