O resultado das análises das amostras de água dos Rios Quati e Cascavel coletadas pelo IAP deve ser divulgado em dez dias. As imagens impressionam. A espuma que desemboca das manilhas da Sanepar no Rio Quati é resultado do tratamento químico do esgoto.
E esta é a mesma espuma flagrada pela CATVE no Rio Cascavel, na Estrada Rio da Paz. As normas ambientais preveem índices de tolerância, mas o cenário encontrado no Rio Quati traz uma série de preocupações como a contaminação da água e do solo.
O caso também deixou em alerta a ONG Amigos dos Rios. A bióloga explica que se confirmada a suspeita de contaminação biológica e química, o Rio Quati está condenado a morte. E pode ser que outro enigma que rondava a cidade tenha sido desvendado.
Antônio é voluntário, cuida dos rios e ama a natureza. Ele reflorestou boa parte do entorno do Arroio Queimado, riacho que corta o Bairro Neva. Antônio sabe que para haver futuro é preciso preservar a natureza.
Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642