Na noite de sábado (27) foram realizados todos os jogos da última rodada da Liga Nacional de Futsal 2025. No Alcides Pan o Esporte Futuro enfrentou o líder Atlântico e precisava vencer o campeão de 2023, alem de torcer por um tropeço do Umuarama. Parecia um sonho muito distante, mas foi por pouco, por muito pouco
O Porco abriu dois gols de vantagem sobre o Galo no primeiro tempo. O primeiro gol foi do jovem e bom jogador Feijão. Depois foi a vez de outro jogador de pouca idade balançar a rede, Breno Bigode, deu números finais ao primeiro tempo.
Por outro lado, em São Paulo, o Santo André abriu três gols sobre o Umuarama na etapa inicial. Gols de Léo Catolé, abrindo o placar e Calvanese marcando mais duas vezes, levando os donos da casa para o intervalo com vantagem confortável. Na segunda etapa o Santo André aumentou para 4 a 0, terceiro gol de Calvanese.
Com estes resultados de momento, quem avançava era o Esporte Futuro e parecia irreversível para o Umuarama. Só que o Índio foi buscar o empate, chegando a 4 a 4. Mas a reação do Umuarama foi rápida e intensa. O pivô Capinha, camisa 9, liderou a arrancada marcando quatro gols e recolocando o time paranaense na disputa.
A igualdade lá em São Paulo ainda era favorável ao Esporte Futuro, que no Alcides Pan acabou vendo Willian descontar para o galo. Com 2 a 1 em Toledo e 4 a 4 em São Paulo, o Esporte Futuro estava avançado para as oitavas de final pelo saldo de gols.
O Atlântico estava com a liderança em jogo. E uma derrota poderia significar deixar a ponta, caso o Magnus derrotasse o Joinville. Em Sorocaba, a disputa terminou antes e com placar de Magnus 1 x 1 Joinville. Então, mesmo com a derrota o Galo passava em primeiro.
De qualquer maneira o time gaúcho queria o gol. E Thales, paranaense de Ubiratã, restando 15 segundos, deixou tudo igual em Toledo: 2 a 2.
O empate acabou eliminando o Esporte Futuro, que ainda teve uma última bola, mas não teve êxito.
A classificação do Porco foi perdida por 15 segundos, porque em São Paulo o Santo André segurou o Umuarama. Wessinho fez 5 a 4 para os paulistas e Vini Rod ainda conseguiu o empate para o time paranaense. A partida acabou 5 a 5.
Ao final da partida, a torcida reconheceu o esforço do Esporte Futuro e aplaudiu o time na saída de quadra. O Atlântico vai enfrentar a AFSU nas oitavas de final. Primeiro jogo em Umuarama e segundo em Erechim.
Corinthians e Foz Cataratas se enfrentaram em São Paulo. Os mandantes fizeram 1 a 0 nessa paulada de Luiz Brizzi após falta ensaiada. Rick roubou a bola na ala esquerda, avançou livre e tirou o goleiro da jogada antes de fazer 2 a 0. O Corinthians também errou na saída de bola no segundo tempo e Vitinho acertou um linde chute no ângulo. E o Azulão da Fronteira ainda conseguiu o empate, Willian livre de marcação só escorou a batida da esquerda. O Timão veio com goleiro-linha e a boa troca de passes funcionou bem. Deives fechou a conta em Corinthians 3 a 2 Foz Cataratas. O time iguaçuense classificou em 15º e jogará contra o Praia nas oitavas. O segundo jogo será em Minas Gerais.
O Campo Mourão enfrentou o Vélez Camaquã no Rio Grande do Sul. O Carneirão saiu perdendo. Gui fez jogada individual e chutou rasteiro, a bola desviou e foi parar dentro do gol restando três segundos para o intervalo. Na metade da segunda etapa, jogada ensaiada de lateral e gol de…na segunda trave. O Campo Mourão demostrou poder de reação. Jhonny ficou com o rebote, não pegou tão forte assim, mas a bola desviou e entrou. Logo depois o pivô Jorginho recebeu na frente, girou e finalizou rasteiro: 2 a 2. O empate fez o Carneirão ficar com o sétimo lugar. O time mourãoense terá como adversário o Pato Branco nas oitavas de final. O primeiro jogo será em Pato Branco entre os dias 10 a 13 de outubro, e o segundo entre os dias 17 e 20 do mesmo mês, em Campo Mourão.
Do superclássico, entre Marreco e Pato Futsal, saiu o rival do Cascavel Futsal nas oitavas de final. O placar foi todo ele construído no segundo tempo. Meleca, em cobrança de pênalti, abriu o marcador para o Marreco. Na reta final, o Pato veio com o goleiro-linha em busca do empate. Porém, em uma reposição rápida, o goleiro do Marreco lançou a bola, e Biel aproveitou o gol vazio para ampliar. Já no último minuto, Meleca marcou novamente e selou a vitória beltronense por 3 a 0.
Com o resultado, as duas equipes do Sudoeste terminaram empatadas com 39 pontos, mas o Marreco ficou à frente do Pato nos critérios de desempate, assegurando a nona posição da tabela. O Marreco passou em 9º e vai encarar o Cascavel nos playoffs. Primeiro jogo em Francisco Beltrão e o segundo em Cascavel. O Pato, 10°, jogará contra o Campo Mourão.
O Cascavel Futsal enfrentou o Blumenau em Santa Catarina e beneficiado pela vitória do Marreco, atingiu o primeiro objetivo, que era terminar no G-8. O Cascavel foi mais eficiente que o rival. Samuel finalizou, a bola desviou em Leozinho e tirou qualquer chance de defesa. Pouco tempo depois, Carlão aproveitou o goleiro adversário adiantado e marcou o segundo. Na sequência, Zequinha completou triangulação com Scheffer e Vini e ampliou ainda no primeiro tempo: 3 a 0 Tricolor.
Na segunda etapa, Gamarra descontou para o Blumenau logo no início. A equipe catarinense ficou em desvantagem numérica após a expulsão de Luciano e apostou no goleiro-linha, mas quem voltou a marcar foi o Cascavel. Carlão recuperou a bola e fez o quarto gol, seu 12º na competição. Final: Blumenau 1 x 4 Cascavel.
Se tudo correr bem, Cascavel e Marreco vão se enfrentar não só no mata-mata da LNF, mas também na Série Ouro. Caso o Tricolor passe pelo Ampére, e é muito favorito, vai pegar o Marreco nas quartas de final. Nesse caso invertem o mando de quadra em relação a Liga, já que no Estadual o segundo jogo será em Francisco Beltrão.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642