Esporte

FC Cascavel é punido com a perda de pontos no Tribunal de Justiça Desportiva e está eliminado do Taça FPF


Imagem de Capa

Foto: Assessoria FC Cascavel

Na noite desta terça-feira (14) o FC Cascavel foi julgado por uma suposta escalação irregular do goleiro Felipe Léo em três partidas da Taça FPF 2025. Os auditores da 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJF-PR) entenderam que o Aurinegro cometeu uma falha administrativa ao escalar e relacionar o atleta que ainda não tinha três meses de vínculo com o clube, conforme rege o regulamento da competição. 

Com a decisão do TJD-PR o FC Cascavel está eliminado da Taça FPF porque perdeu 15 pontos (três pontos para cada partida + seis pontos conquistados nos jogos). Com sete pontos conquistados na primeira fase da competição, o time cascavelense, com essa punição, termina em quinto na chave com -8 pontos. 

O advogado do FC Cascavel, Eduardo Vargas, disse que a falha foi do sistema e não do clube. Segundo ele o sistema (gestão web) deveria bloquear jogadores sem condição de jogo, como outro fazem, mas isso não aconteceu. Nixon Fiori, outro advogado do FC Cascavel, afirmou que esse caso não pode ser comparado ao do Grêmio Maringá, que na semana passada foi punido por uma falha semelhante, porque nesse caso o atleta tinha condição de jogo. Ele pediu que, caso a comissão entendesse pela irregularidade, que fosse levado em consideração apenas a partida que ele jogou, contra o Batel. Sem sucesso. 

O advogado do Nacional, clube interessado no julgamento, contrariou e reiterou que o FC Cascavel colocou em cheque a credibilidade e a transparência da Taça FPF porque não leu o regulamento que exige o vínculo de 90 dias com o clube para que o jogador possa estar apto a jogar. Segundo ele o clube é experiente e não pode ser perdoado por cometer esse tipo de equívoco, estando acostumado com o sistema por participar há muitos anos em competições nacionais. O Nacional, que acabou em quinto na chave, está garantido na próxima fase. O FC Cascavel ainda não se posicionou se pretende recorrer da decisão.

Com a decisão do TJD-PR as quartas de final da Taça FPF tem os confronto, por hora, definidos: Athletico x Coritiba, Rio Branco x Batel, Azuriz x Nacional e Cianorte x Foz do Iguaçu.

Confira nota do FC Cascavel sobre o caso

"A partir da decisão do TJD-PR, anunciada pela 2ª Comissão Disciplinar nesta terça-feira (14), que determinou a perda de 15 pontos e a aplicação de multa — resultando na eliminação do clube da Taça FPF 2025 —, o Futebol Clube Cascavel informa que recorrerá da decisão. O clube solicitará a auditoria de todas as súmulas relacionadas à competição, bem como pende o julgamento da equipe do Batel, referente ao grave episódio de racismo, que poderá resultar na exclusão da equipe de Guarapuava da competição — o que, mesmo com a exclusão pela perda dos pontos, manteria o Cascavel na disputa.

Portanto, o Futebol Clube Cascavel buscará todos os recursos cabíveis para assegurar sua permanência na competição".

Deivid Souza/Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte