Foto: Brayan Brandão/Assessoria FC Cascavel
O Futebol Clube Cascavel, punido na última terça-feira (14) com a perda de 15 pontos por colocar irregularmente o goleiro Felipe Leo entre os relacionados em três partidas: Batel, Athletico e Nacional. Com isso o clube acabou sendo eliminado da Taça FPF 2025.
Logo após o julgamento o clube acenou que poderia ir até última instância para tentar reverter a situação. Além disso os advogados do Aurinegro ainda alertaram para outro processo que poderia trazer o time cascavelense de volta ao campeonato. O Batel, de Guarapuava, foi denunciado pelo caso de injúria racial do meia Diego no jogo contra o Nacional na última rodada. O Lobo corre o risco de ser excluído da competição.
Mesmo assim, a Federação Paranaense de Futebol decidiu dar andamento à Taça FPF, marcando para o próximo fim de semana os jogos de ida das quartas de final. Entendendo que isso pode ser um grande equívoco, já que na justiça desportiva ainda é possível que a configuração desta fase do torneio seja modificada, o FC Cascavel ingressou na tarde desta quinta-feira (16) com um pedido de "Medida Inominada".
A petição formal foi enviada ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Paraná (TJD/PR), tem caráter de urgência, ou seja, o FC Cascavel pede ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná uma medida urgente para suspender a Taça FPF 2025.
O pedido se baseia em processos disciplinares ainda não julgados que envolvem clubes participantes do torneio — entre eles, Batel Guarapuava, Nacional de Campo Mourão e o próprio Cascavel. O clube argumenta que seguir com o campeonato enquanto há processos pendentes coloca em risco a credibilidade e a lisura da competição, podendo até mudar resultados e classificações.
O documento destaca a gravidade de uma denúncia de injúria racial ocorrida no jogo entre Batel e Nacional, defendendo que o torneio não pode prosseguir sem o julgamento desse caso. A petição cita os princípios da segurança jurídica, isonomia, transparência e ética desportiva, sustentando que suspender o campeonato seria um ato de justiça e prudência.
O FC Cascavel solicita que o TJD/PR suspenda imediatamente a Taça FPF 2025 até que todos os processos sejam julgados, ou, de forma alternativa, que suspenda apenas os jogos dos clubes diretamente envolvidos.
O Grupo CATVE procurou o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná, José Eduardo Quintas de Mello, que disse estar "analisando os processos e que as decisões serão tomadas com a maior brevidade possível".
Os jogos são: Cianorte x Foz do Iguaçu, Athletico x Coritiba, Azuriz x Nacional e Rio Branco x Batel. As datas e horários dos confrontos de ida das quartas de final da Taça FPF também foram desdobradas.
Confira:
18/10 - Sábado , 15h30 - Nacional x Azuriz (Estádio José Carlos Galbier)
19/10 - Domingo, 15h30 - Batel x Rio Branco (Estádio Waldomiro Gelinski)
19/10 - Domingo, 15h30 - Foz do Iguaçu x Cianorte (Estádio ABC)
A definir - Coritiba x Athletico (Couto Pereira)
As partidas de volta das quartas de final da Terceirona ocorrem no final de semana do dia 24/10, com datas e horários a definir.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642