Blogs & Podcasts |

Causa e efeito... - por Affonso Celso Gonçalves Jr.

Autor do livro ‘Fragmentos’ - Razzah Publishers


Porque isso ou aquilo está acontecendo comigo? Porque passo por dificuldades, problemas, doenças e dissabores? Qual meu destino? Estas são questões e dúvidas que sempre acompanham nossa vida. Para responder tais incógnitas não basta apelar para fatos científicos, para a razão ou mesmo para a fé. É necessário que busquemos tais respostas dentro de nosso coração e em nossa alma, ou seja, em nosso interior.

 Tudo que ocorre em nossa vida terrena está ligado e relacionado à nossa trajetória e principalmente nas decisões tomadas nesta vida ou quem sabe, em vidas anteriores. Toda ação gera uma reação e toda atitude provoca um efeito. Existe um princípio universal, que significa que o acaso não existe e sendo assim, seguindo que um dos princípios da lógica é a causalidade, a afirmação de que todo efeito tem uma causa nos traz uma lição.

Portanto, o equilíbrio que tanto buscamos na verdade é uma utopia, pois não aprenderemos nada a não ser pelo caos que muitas vezes nos rodeia. Nosso aprendizado verdadeiro se inicia quando nos deparamos nas dúvidas entre o certo e o errado e neste momento, temos que saber que o passo dado hoje, ligará para sempre o nosso destino amanhã. O que seria da felicidade se não existisse a tristeza e a depressão? O que seria do belo se não existisse o feio? O que seria da claridade se não conhecêssemos o escuro? Porque existiria a sabedoria se nunca tivéssemos visitado a ignorância? O que seriam das flores que embelezam nosso jardim se não tivéssemos tanto trabalho para retirar as pedras que dificultavam seu crescimento.

 Nossa trajetória terrena é muito rápida e efêmera. São tantas as dificuldades em nossa vida que os bons acontecimentos muitas vezes não são valorizados de forma adequada. Todas as atitudes que tomamos diariamente por meio de decisões e palavras provocarão diferentes reações nas pessoas que nos cercam, gerando fatos e percepções que poderão ter efeitos positivos ou negativos na vida dos outros e consequentemente em nossa própria vida. Sendo assim, estes efeitos que causamos a outrem, irão gerar em nossa trajetória adversidades boas e ruins, que serão semeadas em nossa caminhada e consequentemente a colheita será obrigatória em nosso destino.

Enganam-se os que acham que tudo acontece ao acaso. Os fatos e acontecimentos que rondam nossa curta passagem terrena são derivados de acontecimentos recentes ou muito antigos e sendo assim as reações e atitudes de hoje são decorrentes de ações de ontem. Para toda ação existe uma reação e nossa maior missão está em viver de forma que possamos entender e aceitar a conexão entre tudo e entre todos.

"Aquilo a que chamamos acaso não é, não pode deixar de ser, senão a causa ignorada de um efeito conhecido." Voltaire


PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de
Últimas postagens de