Blogs & Podcasts |

Entendendo o semelhante... - por Affonso Celso Gonçalves Jr.


Por que o ser humano encontra tanta dificuldade para conviver com seus semelhantes? Será tão complicado entender que todas as pessoas querem simplesmente viver da melhor forma possível? Na verdade, é justamente este o problema, pois para que a vida de cada pessoa se torne melhor são necessários parâmetros de comparação entre o ontem e o hoje, vislumbrando o amanhã que nem chegou e, desta forma, as pessoas acabam buscando modelos de vida e felicidade muitas vezes inapropriados levando em consideração aspectos efêmeros.

Os conceitos de felicidade ainda estão baseados principalmente em ‘ter’ enquanto deveriam estar focados em ‘ser’. A busca da felicidade deve estar pautada prioritariamente no entendimento e aceitação das pessoas como realmente elas são e somente assim poderemos encontrar verdadeira essência da vida e consequentemente buscando nosso autoconhecimento. Os que já lograram tal intento são aqueles que vivenciam o ‘eles’ em lugar do ‘eu’ e do ‘nós’. Para esses, o semelhante é a comunidade planetária, a verdadeira pátria que é o planeta Terra.

Então, quais os principais fatores que determinam que um ser humano possa estar trilhando um caminho mais destrutivo ou mais criativo? Uma tentativa de entendermos este mecanismo será o de considerar que todo ser humano está vulnerável a forças externas e internas (ganância, inveja, ignorância, cólera, orgulho, etc.). Também se deve considerar o estado de angústia e o desespero dos seres humanos perante situações ímpares. Dependendo de como estamos preparados em momentos determinantes de nossa jornada terrena, nossas experiências poderão ser canalizadas para a formação de um caráter mais agressivo e destrutivo ou felizmente mais construtivo.

Devemos suplantar os devaneios financeiros e tecnológicos para que possamos trabalhar a busca do nosso ser interior e, assim, lapidar nossa alma. Devemos, sim, buscar o conhecimento, o crescimento intelectual e financeiro, mas de forma equilibrada e justa. É preciso que saibamos bem o que queremos e por que queremos, para que as ideias contrárias não se infiltrem em nossa mente, desviando-nos de nosso verdadeiro caminho.

Se o ser encarnado procura pautar sua vida pelos conselhos sábios dos nossos ‘protetores’ e se esforça para trabalhar em prol de sua evolução espiritual, certamente, poderá atingir o entendimento do vosso semelhante. Se este sentimento for sincero, poderemos estar preparados para aceitar muitas atitudes alheias à nossa vontade. Se nossa postura estiver baseada em uma conduta verdadeira, poderemos progredir no caminho do entendimento e da resignação. Nada é mais engrandecedor do que ouvirmos críticas e imediatamente estarmos preparados para uma autoanálise serena e tranquila e desta forma estaremos exercitando nosso autocontrole.

Assim, é necessário que não se dê guarida aos maus pensamentos, àqueles que nos fazem perder o equilíbrio e nos afastam do caminho que desejamos seguir, da conduta que temos por hábito adotar, no intuito de conseguir vitórias espirituais. Temos que buscar o equilíbrio entre ‘o quê’ e o ‘porquê’ desejamos algo em nossa jornada.


Pai, eu estou servindo ao meu irmão, porque aprendi com Jesus que a caridade é bálsamo que alivia as dores de quem a pratica. Pai dê-me forças para esquecer meu sofrimento, minorando as dores alheias. Ajude-me, meu Criador, a ter compreensão para entender meu semelhante.

Oração presente na Obra: O mundo que eu encontrei - do espírito Luiz Sérgio e psicografado por Alayde de Assunção e Silva




___________________________________________________________________________________________________
Affonso Celso Gonçalves Jr. é professor e pesquisador na Unioeste desde 1999, atuando na área de química analítica e ambiental. Atualmente está lotado no Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas no Campus de Cascavel, ministrando aulas para os cursos de engenharias junto ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Formação: Químico Industrial (UFSM-RS); Especialista em Ensino de Química (UEPG-PR); Mestre em Química - Agroquímica (UEM-PR); Doutor em Química Analítica (UFSC-SC); Pós-Doutor em Ciências Ambientais (UFG-GO); Estágio Pós-Doutoral em Remediação de Compartimentos Ambientais (Universidade de Santiago de Compostela - Espanha); Pós-Doutor em Ciências Agrárias (UEM-PR). O professor Affonso possuí elevada produção científica e tecnológica, sendo pesquisador produtividade pelo CNPq e foi agraciado com diversos prêmios de destaque em pesquisa e inovação. Atualmente está atuando de forma efetiva em três programas de pós-graduação: Engenharia de Energia na Agricultura (Mestrado e Doutorado); Conservação e Manejo de Recursos Naturais (Mestrado); Agronomia (Mestrado e Doutorado).


PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Postagens mais lidas de
Últimas postagens de