Cotidiano

Governo Federal vai liberar recursos para ajudar vítimas afetadas por tornado no Paraná

Entre as medidas estão a liberação do FGTS e apoio do INSS


A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, esteve neste sábado (8) em Rio Bonito do Iguaçu, município paranaense devastado por um tornado.

Na cidade, seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

Gleisi desembarcou no Aeroporto de Cascavel no início da tarde e seguiu de helicóptero até Rio Bonito do Iguaçu para acompanhar de perto o trabalho de assistência às famílias afetadas. Ela também sobrevoou as áreas atingidas para avaliar os danos causados pelos fortes ventos.

Em entrevista à imprensa, a ministra destacou que ações serão realizadas para reconstruir o que foi destruído.

"Viemos trazer nossa solidariedade ao povo de Rio Bonito do Iguaçu e de toda a região. É uma situação muito triste. Sobrevoamos a área e, de fato, não me lembro de um desastre dessa dimensão no Paraná. Muito triste", declarou.

Gleisi afirmou que o Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública e trabalha para liberar recursos emergenciais, que podem incluir o saque do FGTS e benefícios do INSS para os afetados.

"A partir de agora, vamos trabalhar com a equipe da prefeitura. São formulários simples de preencher. O pessoal da Defesa Civil e técnicos do governo vão permanecer aqui para auxiliar nesse processo. Assim que os documentos forem enviados, os recursos emergenciais serão liberados. Também estamos tomando providências quanto à liberação do FGTS. Conversei com o presidente da Caixa antes de vir e nosso pessoal do INSS também está tomando medidas para atender beneficiários e novos pedidos. É um conjunto de ações, e algumas ainda dependem de planejamento", explicou.

DESTRUIÇÃO EM RIO BONITO DO IGUAÇU

O tornado nível F-3 que passou pelo Paraná deixou rastros de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no início da noite de sexta-feira (7). Ventos intensos de 250km/h provocaram grandes estragos: casas e estabelecimento destruídos, árvores caídas e muitas famílias desabrigadas.

Há registro de vítimas, sendo seis mortes confirmadas e muitas pessoas feridas. Boa parte da cidade foi afetada.

Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes. Fica localizado a 380 Km de Curitiba e 161 Km de Cascavel, no Centro-Sul do Paraná.

Evelyn Antônio | Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano