Foto: Jonathan Campos/AEN
O Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, está Rio Bonito do Iguaçu para providências após a passagem do população rio bonito do Iguaçu após o tornado que devastou a cidade. Ele foi classificado como F-3 na Escala Fujita.
Ratinho Júnior comentou que a cidade foi destruída pela tempestade e que as imagens do alto são chocantes. Ele ressalta que o Paraná está seguindo os protocolos.
O primeiro deles foi avisar sobre os temporais que estavam previstos para a cidade. Com a passagem do tornado nível três por Rio Bonito do Iguaçu, foram mobilizadas as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além de outras forças.
Na sequência, foi montado núcleo para avaliação dos impactos e atendimentos das vítimas. Um dos pontos montados foi na cidade de Laranjeiras do Sul que atendem vítimas feridas em hospitais e também auxiliam desabrigados. Pessoas feridas também são atendidas em unidades hospitalares de Guarapuava e Cascavel.
Governador destaca que foram descoladas ambulâncias de toda região. Somente em Laranjeiras do Sul, de sexta-feira para sábado, foram atendidas cerca de 450 feridas.
Os trabalhos neste sábado (8) com o Corpo de Bombeiros, seguem para procurar vítimas. Além disso a força-tarefa trabalhará na limpeza da cidade, trazendo maquinários da prefeitura da cidade e também de outros municípios. As cidades vizinhas estão empenhadas para ajudar a população atingida.
Em conversa com o prefeito de Guarapuava, foi acordado que caminhões e máquinas pesadas também serão destinadas para retirada dos escombros. A atenção das equipes também serão voltadas para podas de árvores e retiradas de galhos que caíram nos fios para que a energia seja restabelecida pelas equipes da Copel que também estão atuando.
CENTROS DE APOIO
Ratinho Júnior destacou que há locais preparados para atendimentos dos morados. O Centro de Convivência do Idoso está gerindo a parte voltada para a alimentação. As equipes que estão no Ginásio do Campo do Bugre estão responsáveis pela triagem das famílias, verificando quem perdeu tudo, quem ficará na casa de parentes e quem tem a possibilidade de voltar para o imóvel.
Além disso equipes de Cascavel e Beltrão estão se dirigindo ao Município para analisar as condições das casas para liberações.
PONTO DE APOIO EM LARANJEIRAS DO SUL
Um dos pontos de apoio está em Laranjeiras do Sul. A Casa dos Líderes recebem até 200 pessoas. Caso haja necessidade de mais espaço, vítimas serão direcionadas para um ginásio
As doações estão sendo canalizadas no município que está como apoio. Já foram direcionados colchões, além de outros donativos para atender as vítimas afetadas.
Evelyn Antonio | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642