A cidade de Guaíra foi tomada pela fumaça oriunda de queimadas das regiões da Amazônia e do Pantanal, além de áreas no entorno do Parque Nacional de Ilha Grande, na manhã desta quinta-feira (22). A câmera da Catve instalada na Ponte Internacional Ayrton Senna, mostra a situação da cidade.
Moradores da cidade relatam mal-estar por conta do cheiro de fumaça e do tempo seco. Em maio, um incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande causou um aumento de 40% nos atendimentos médicos de acordo com a Prefeitura de Guaíra, que espera um novo crescimento da demanda nos próximos dias.
O fenômeno observado pode ser chamado de "névoa seca". A massa de ar quente e seco, que atua no Paraná, "segura" as partículas de fumaça e poluição, causando o acúmulo dos compartimentos na atmosfera. A fumaça da Amazônia e do Pantanal é transportada por meio de uma corrente de ventos que seguem da região Norte em direção ao Sul.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642