Cotidiano

Incêndio atinge mil hectares de área de preservação no Paraná

Fogo começou no último sábado (17) e se espalhou


Imagem de Capa

Um helicóptero do Instituto Água e Terra - IAT foi deslocado para ajudar no combate a um incêndio no município de Santa Helena, no Noroeste do Paraná. O fogo foi registrado na região no último final de semana, e já alastrou por cerca de 1.000 hectares de mata.

O incêndio florestal de grandes proporções acontece em um conjunto de fazendas que constitui uma Área de Preservação Permanente Ecológica (APP). O helicóptero enviado pelo IAT está equipado com um helibalde, que capta grandes quantidades de água em rios e despeja sobre os focos de incêndio para tentar controlá-lo.

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está mobilizado para combater o incêndio florestal desde sábado (17), quando foi aberta a ocorrência, contando com a participação de 16 bombeiros militares. Seis deles são da própria região e 10 são integrantes da Força-Tarefa de Resposta a Desastres, deslocados de Cascavel e Foz do Iguaçu. Outros oito integrantes desse grupo especializado estão chegando de Maringá para se integrarem ao revezamento das equipes.

As maiores dificuldades encontradas no local são a grande extensão da área atingida pelas chamas e a mata ser de difícil acesso, inviabilizando um combate mais direto ao incêndio. Com auxílio de maquinários de fazendeiros locais, estão sendo montados aceiros para isolar o fogo, evitando que ele continue avançando.

O IAT reforça o aviso de que todo o Paraná está sob risco elevado de ocorrência de incêndios florestais, por conta das condições climáticas.


Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mais lidas de Cotidiano
Últimas notícias de Cotidiano