Equipes de militares do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater grande incêndio ambiental nesta segunda-feira (19) em Cascavel.
O fato foi registrado na região de São João do Oeste, interior de Cascavel.
Vídeos de internautas mostram o avanço das chamas e também o atendimento do Corpo de Bombeiros.
Somente nesta segunda-feira (19) o menos sete incêndios em vegetação foram combatidos pelos Bombeiros.
A baixa umidade e as altas temperaturas favorecem a incidência de incêndios. Confira o alerta do IAT:
O Paraná terá um período de calor intenso a partir deste sábado (17) em função de uma massa de ar quente e seco que se estabilizou na região central do País. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), várias cidades apresentarão temperaturas máximas próximas dos 30°C.
O aumento da temperatura amplia a chance de ocorrência de incêndios, algo extremamente prejudicial para áreas com grande quantidade de vegetação, como as Unidades de Conservação do Paraná (UCs). Por isso, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela gestão dos espaços, emite um alerta para que os visitantes das UCs estaduais no próximo fim de semana estejam atentos e avisem o Corpo de Bombeiros pelo número 193 caso avistem foco de incêndio nos locais. O fogo pode causar danos irreversíveis à fauna e à flora em áreas florestais.
Meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib explica que as temperaturas altas não são os únicos fatores que aumentam a ocorrência de incêndios. "A massa de ar que está causando o aumento nas temperaturas também trará índices de umidade do ar extremamente baixos. Além disso, a vegetação e o solo estão mais secos por conta das geadas ocorridas no Estado nos últimos dias. A combinação desses ingredientes é o que aumenta o risco de incêndios florestais", afirma.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642